O documentário Magistra Vitae foi desenvolvido pelo PIBID-História e sua produção ocorreu entre agosto de 2011 e março de 2012, contemplando desde o projeto inicial até a finalização da edição no Laboratório de Vídeo (LAVI) do Curso de História. Seu título se origina da tópica ciceroniana historia magistra vitae segundo a qual a história seria uma professora da vida. A expressão latina magistra vitae, pode ser traduzida tanto por “vida de mestre” quanto por “mestre da vida”. Essa relação dúbia ilustrou o objetivo do roteiro de expor em que medida as produções acadêmicas influenciam na sala-de-aula, assim como a influência do ofício de professor na vida familiar. Foram entrevistados três professores de História da rede pública de perfis distintos: Sônia Brusch, professora no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto; Ítalo Petronzelli, do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo; e Ederson Prestes Santos Lima, atuante no Instituto Federal do Paraná. Visando deixar clara essa ligação com a proposta do roteiro, realizamos entrevistas, apoiados na metodologia da história oral fornecidas por Michael Hall e Paul Thompson, de modo a depurar a vida e a fala dos entrevistados para as filmagens. Estes áudios foram transcritos possibilitando uma visão geral dos discursos, os quais foram selecionados de acordo com a proposta e a linguagem do documentário. O roteiro adaptou-se aos referencias das informações colhidas através das entrevistas de forma a fechar uma linha de discurso fílmico que abarcasse todos os perfis, e que os relacionassem ao objetivo de nossa proposta. Como produto do debate contido no documentário, as conclusões giram em torno não só da existência de diversas formas de se lecionar e ser professor de História, como também das necessidades de adaptação que o discurso histórico deve sofrer para entrar em sala-de-aula. Tanto para o ensino quanto para uma produção fílmica, a importância da utilização de uma linguagem condizente com as especificidades do aluno/expectador deve ser problematizada e reiterada durante todo o processo para que a compreensão do conteúdo e o respeito às divergências dentro do discurso sejam contempladas.