EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM SALA DE AULA: CINÉTICA QUÍMICA NO COTIDIANO

Autores: Inês Th. Guerios, Tatiany Albano, Wolney Pereira Júnior

Professora: Joanez Aparecida Aires

Programa: PIBID

Curso: Química

O objetivo é desenvolver um experimento tendo por base a abordagem problematizadora dos “Três Momentos Pedagógicos”, a qual partindo de situações problema visa propiciar discussões e reflexões de modo que possibilite ao aluno a compreensão dos conceitos químicos envolvidos no experimento e a relação destes com situações do seu cotidiano. No Primeiro Momento foi realizada a “Problematização Inicial” na qual se questionou os alunos sobre “Qual é a importância de se conhecer a velocidade das reações químicas e sua influencia nos processos do cotidiano”? No Segundo Momento, “organização do conhecimento”, foi executado o experimento diluindo-se comprimidos efervescentes inteiros e fracionados em água de diferentes temperaturas, com o tempo cronometrado. Os alunos identificaram a produção de gás carbônico e alguns fatores que podem ter influenciado na velocidade das reações: a temperatura, a concentração e a superfície de contato. Neste momento foram tratadas as possibilidades investigativas, levando em conta o conhecimento prévio dos alunos, relacionando-o aos conceitos da Cinética Química. No Terceiro Momento “aplicação do conhecimento foi realizado um debate com os alunos buscando refletir os aspectos práticos e essenciais que acontecem no cotidiano em que as reações químicas ocorrem em tempos diferentes. Neste aspecto foi possível estabelecer a evocação de fatos, fórmulas ou dados, e a capacidade de trabalhar o conhecimento do aluno nas diferentes formas de se aplicar os conceitos, bem como a relação de controle de outras reações, como a conservação de alimentos, ação de medicamentos, fermentação... oxidação, onde as possibilidade são infinitas. Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Jardim Esperança pelos bolsistas PIBID e teve a participação de 15 alunos do segundo ano (noturno) do Ensino Médio. Observou-se que a abordagem dos conteúdos a partir da experimentação problematizadora, além de contribuir na melhoria do Ensino de química, transpõe as barreiras da estagnação didática da sala de aula e colabora com a dinâmica que envolve a motivação do aluno para se aprender química. Referencial Teórico: CHASSOT, A.I. Catalisando transformações na educação. Ijuí:Unijuí, 1993. WILMO E. Francisco Jr. et al. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n° 30, Nov.2008.