O objetivo é desenvolver um experimento tendo por base a abordagem problematizadora dos “Três Momentos Pedagógicos”, a qual partindo de situações problema visa propiciar discussões e reflexões de modo que possibilite ao aluno a compreensão dos conceitos químicos envolvidos no experimento e a relação destes com situações do seu cotidiano. No Primeiro Momento, realizou-se um experimento sobre indicadores ácido-base, como “Problematização Inicial”, utilizando-se extrato de repolho roxo, fenolftaleína e papel indicador universal, em diferentes soluções sem identificação, com o objetivo de analisar quais destas substâncias possuem propriedades semelhantes, com base nas cores obtidas. O mesmo procedimento foi realizado com amostras conhecidas (refrigerante, leite de magnésia, detergente líquido e vinagre), com o resultado os alunos classificaram todas as substâncias como ácidas, básicas ou neutras utilizando como parâmetro as substâncias do cotidiano. No Segundo Momento, realizou-se a discussão dos resultados do experimento e para a “Organização do Conhecimento” introduziu-se os conceitos de ácido, base, escalas de pH, por meio da leitura de um texto entregue aos alunos. Já no Terceiro Momento, para a “Aplicação do Conhecimento”, trabalhou-se com um texto intitulado “Excesso de acidez no estômago causa úlceras e gastrite’’, com objetivo de abordar com os alunos de que forma os conceitos discutidos nas aulas estão presentes no dia-a-dia. Com base neste texto e nas demais aulas os alunos produziram um texto respondendo a questão “Qual a importância de se conhecer as propriedades das substâncias antes de utilizá-las?”.Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Profª Maria Aguiar Teixeira pelos bolsistas PIBID e teve a participação de 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A realização do experimento permitiu observar que este propiciou o aumento de interesse dos alunos nas aulas, uma vez que participaram das discussões, fizeram muitos questionamentos e apresentaram exemplos do seu dia-a-dia com os quais os conceitos desenvolvidos estavam relacionados.
Referencial Teórico:
FRANCISCO JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na escola,Caderno Catarinense de Ensino de Física, n.30, 2008.
PERUZZO, F.; CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano vol.1 3. Ed. – São Paulo – Moderna, 2003, p.167.