PIBID – COLÉGIO ESTADUAL ROBERTO LANGER JR

Autores: Amanda Rosa Liria Machado, Beatriz Volpato Garcia, Carla Simone Saldanha, Daniela Guerra Ryndack, Jaquelini Rocha Simão, Luana Leal, Michele Pilato, Verediana Ukan Kovalski

Professoras: Elisangela Campos, Geane Marques Campese da Silva

Programa: PIBID

Curso: Matemática

O subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo a formação integral do licenciado, nos proporcionando uma experiência na escola para que nossa formação vá além da teoria. Nós, bolsistas do projeto, que trabalhamos na Escola Estadual Roberto Langer Junior, com o auxílio das professoras orientadoras, temos desenvolvido atividades de observação e monitoria em sala de aula, visando conhecer os alunos e suas dificuldades, a atividade de oficina de matemática básica é desenvolvida no contra turno para alunos do nono ano com dificuldades. As atividades didáticas desenvolvidas no contra turno dos alunos que não tem dificuldades, visa instigar ainda mais o raciocínio lógico matemático desses alunos. Além das atividades desenvolvidas na escola participamos de grupos de estudos direcionados desenvolvendo material de apoio e minicursos para professores e alunos do ensino fundamental e médio, como também reuniões com estudos e discussões de textos sobre Educação, Educação Matemática e Ensino de matemática. Como futuros professores percebemos através das atividades desenvolvidas nos grupos de estudos a importância de um aprofundamento teórico dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados e sobre as tendências metodologias para o ensino do mesmo, pois refletimos sobre o modo como podemos abordar o assunto. A participação no PIBID nos trouxe para perto da sala de aula, pois estamos o tempo todo trabalhando diretamente com os alunos, como se fossemos, de fato, professores. A participação na escola é muito positiva, porque somos iniciados em uma profissão que escolhemos e temos vontade de seguir, podemos praticar um pouco daquilo que vemos na teoria. As outras atividades realizadas no PIBID, como as reuniões do grupo, nos proporcionam troca de experiências e ideias e o confronto de nossas perspectivas e opiniões, permitindo-nos assim, conhecer mais sobre o ensino e aprendizagem da matemática.