A PRÁTICA EDUCATIVA COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO - TRABALHANDO COM FILME

Autores: Hemily Sabrine Costa, Kelly Kulitch

Professores: Ubirajara Inácio de Araujo

Programa: PIBID

Curso: Letras Português

O presente trabalho tem como objetivo relatar um plano de atividade desenvolvido no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto por bolsistas do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), graduandos do curso de Letras – Licenciatura em Português. A atividade foi realizada com os alunos do colégio. Desenvolvido sobre uma base sócio-interacionista através de uma abordagem comunicativa, o plano de aula baseia-se no fato de que a leitura é algo que interfere muito na apropriação do conhecimento escolar, pensando nisso o projeto tem por fim criar alternativas que estejam gerando e proporcionando estratégias circunstanciais para dar conta da especificidade desse espaço interlocutivo. A presente pesquisa-intervenção visa atuar sobre a questão interlocutiva, mas não do ponto de vista de um conteúdo a ser ensinado, mas sim de um recurso que se usa para a comunicação que se estabelece em sala de aula entre professor e aluno com vista a apropriação do conhecimento, sempre tomando o cuidado prévio de inserir o assunto – objeto da aula na paisagem da sala, no horizonte de considerações do aluno. Trata-se de mostrar que através de um filme, neste caso o filme proposto é Escritores da Liberdade, baseado em fatos reais, que retrata a realidade de muitas escolas, é possível fazer com que os alunos reflitam sobre sua própria realidade e despertem o interesse pela leitura tanto por diários feitos pelos alunos da história retratada como por livros mencionados no filme, onde através de leitura os alunos passam a encarar a realidade de outra forma e passam a ter mais esperança com relação ao seu futuro. A partir da leitura de diários e uma reportagem retirada da revista Mundo Estranho, as bolsistas mostram para os alunos, a importância que uma boa leitura e uma boa interpretação tem para a vida de todos, bem como levantar uma reflexão acerca do assunto. A idéia foi criar um ambiente propício a leitura e assim despertar o interesse dos alunos pela mesma.