PIBID – MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI

Autores: Carla Xaiene Abre, Fabio da Costa Rosa, Fernanda Machado, Greicy Kelly Rockenbach da Silva, Isabella Cordeiro Bruz, Simone Venturi, William Sforza

Professores: Adriana X. Thomazone Escobar e Elisangela Campos

Programa: PIBID

Curso: Matemática

Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná desenvolvem atividades que propiciam a iniciação à docência e à pesquisa em Educação Matemática nas quais podem compreender as relações entre a teoria e a prática deste campo de estudo. Na Escola Estadual República Oriental do Uruguai estão sendo desenvolvidas atividades que possibilitam ajudar os alunos da escola na aprendizagem da Matemática. Para isso são feitas observações participantes, nas quais é possível observar a relação professor-aluno, as dificuldades de aprendizagem e quais conteúdos geram estas dificuldades, e monitorias em sala de aula e na sala de apoio, nas quais é possível auxiliar os alunos tirando suas dúvidas durante a realização de resolução de problemas. Além disso, é solicitada aos bolsistas a elaboração e utilização de materiais didáticos diversificados como um meio de auxiliar a compreensão de alguns conteúdos matemáticos, como, por exemplo, números inteiros. No trabalho de elaboração desses materiais os bolsistas podem desenvolver a criatividade e conhecer as tendências metodológicas da Educação Matemática, como, por exemplo, a resolução de problemas, jogos e o uso de materiais concreto na sala de aula. As sequencias didáticas são elaboradas pensando sempre na metodologia utilizada, nos conteúdos trabalhados e nos problemas que podem acontecer no momento da aplicação das mesmas. As atividades desenvolvidas não só vem ao encontro das dificuldades apresentadas pelos alunos diante de um conteúdo específico, mas também se apresenta como uma novidade para os que nunca tiveram oportunidade de ver o assunto estudado sob uma nova abordagem. Assim, após as experiências, é possível identificar as dificuldades dos alunos e as dos bolsistas ao tentarem desenvolver o que estava antes somente no plano de aula, observa-se como no momento da aplicação nem sempre se obtém os resultados esperados e se ganha com isso o aprendizado de como agir em tais situações, o que lhes proporciona, ao licenciando, diferentes pontos de investigação sobre o que pode ou não funcionar no aprendizado de diferentes pessoas. As reflexões feitas após a aplicação dessas atividades baseiam-se na observação individual não só dos erros e acertos dos alunos, mas no processo por ele desenvolvido para resolver o problema apresentado, além de possibilitar uma inovação no ensino-aprendizagem e na prática da docência na escola, contribuindo para a formação geral dos futuros professores.