SEMANA CULTURAL – REALIZANDO A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores: Caio Henrique de Almeida; Francisco Pinto; Paulo Victor da Silveira; Paula Sobral Hisatugo; Lays Gonçalves; Patrícia Guerino; Rosa Maria Oliveira Ramos

Professor: Alexandro Dantas Trindade

Programa: PIBID

Curso: Sociologia

A partir da proposta do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) de Ciências Sociais/UFPR em criar e desenvolver projetos voltados para o fortalecimento da licenciatura, através da relação entre alunos da graduação, futuros professores e os alunos do Ensino Médio, surgiu à oportunidade dos Pibidianos em Ciências Sociais em interagir dentro das Escolas. Buscando conhecer esta realidade na prática e levando a Sociologia a desempenhar o seu papel de reflexividade sobre o mundo social vivido. Para tanto, o observar o cotidiano dos alunos, professores e comunidade, assim como o conhecimento da própria escola nos levaram a realizar esse projeto. Procuramos através do uso de imagens fotográficas, estimular reflexão sociológica dos alunos do Colégio Estadual Rodholfo Zaninelli. Após uma breve discussão teórica, dividimos as salas em grupos de 8 a 10 alunos. Escolhemos trabalhar as representações sociais a partir do uso de fotos tiradas pelos próprios alunos. Essas fotografias foram direcionadas em três temas: Escola, Bairro e Cidade. Os grupos ficaram responsáveis em captarem representações das suas respectivas vidas cotidianas. O objetivo foi de captar as transposições dos alunos, com base no retrato das identidades sociais construídas, como estudantes do “Rodolpho”, moradores da Vila Verde-CIC, de Curitiba e das suas representações gerais. Materializando em fotos a realidade social cotidiana. Nosso trabalho se realizou assim, a partir de aulas, encontros para discussões, separação das fotos e montagem do trabalho. Para que pudéssemos orientar os alunos em seus trabalhos de campo, duas referências teóricas foram escolhidas para nos balizar, primeiro na ideia de “representação social”, a obra “Senso Comum, Representações Sociais e Representações Cotidianas” do sociólogo Nildo Viana – uma obra introdutória sobre o tema. A segunda, como orientação a um olhar sociológico e fotográfico, utilizamos como referência, José de Souza Martins “Sociologia da fotografia e da imagem”. O projeto apoiou também a realização de uma oficina de grafite no Colégio além de em duas amostras fotográficas uma na própria escola e outra na Universidade Federal do Paraná, sendo que esta última contemplou ainda a exposição da produção de grafite feita na oficina de grafite, realizada na Semana Cultural da Escola. Enfim, toda a condução do trabalho levou á principal proposta do PIBID, fazer uma articulação entre o Ensino Superior com o Ensino Médio nas escolas públicas.