A partir da realidade do Colégio Estadual Gabriel de Lara, situado no município de Matinhos, no qual 90% do espaço escolar encontra-se pavimentado dificultando o trabalho pedagógico de fomentar novos espaços de aprendizagem, especialmente na disciplina de ciências, este projeto visa, de maneira alternativa, a construção de uma horta suspensa com o objetivo de contribuir na sistematização dos conteúdos de ciências naturais trabalhando junto aos estudantes assuntos relacionados à preparação do solo, a consorciação de hortaliças, adubação orgânica, utilização de pesticidas naturais, no tratamento às pragas, incluindo os benefícios da alimentação saudável por meio da nutrição de legumes e vegetais. Este projeto tem o apoio do programa PIBID, portanto envolve acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências, professores da UFPR Setor Litoral e da escola Estadual. O clube funcionou no contraturno, com encontros semanais e duas horas de duração, durante quatro meses. Buscamos junto com os estudantes diferentes modelos de horta, utilizando materiais como: garrafas pets, cano de PVC, pneus e cocos, com a finalidade de que os mesmos tivessem a oportunidade e a facilidade de construir sua horta em casa. A construção experimental utilizou como materiais garrafas pets, canos de PVC, cordas de nylon, húmus de minhoca, terra preta e sementes variadas de hortaliças. Para o plantio considerou-se o consorciamento entre as mesmas, mesclando as mudas de leguminosas, repelentes, frutíferas e raízes, com o intuito de buscar o equilíbrio dos nutrientes do solo e o controle das pragas. O método investigativo utilizado contribuiu para fomentar questionamentos e realizar levantamentos de hipóteses em busca de resolver os problemas que surgiam baseados na realidade concreta. Essas atitudes buscaram desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação, uma postura crítica e investigativa, ao invés de apenas memorística, a fim de que o mesmo seja capaz de intervir no ambiente onde vive. A horta ainda pode desenvolver um importante papel no resgate da cultura, pois estimula a realização de pesquisas com as famílias em relação aos nomes populares, propriedades medicinais e demais usos dessas plantas, valorizando os costumes da região juntamente com a conscientização de hábitos saudáveis de alimentação.
Referencial teórico:
WILSEK, Maria Aparecida G., TOSIN, João A. Pucci: Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas através da Resolução de Problemas.
Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf> 21/03/2012.