O objetivo é desenvolver um experimento tendo por base a abordagem problematizadora dos “Três Momentos Pedagógicos”, a qual partindo de situações problema visa propiciar discussões e reflexões de modo que possibilite ao aluno a compreensão dos conceitos químicos envolvidos no experimento e a relação destes com situações do seu cotidiano. No Primeiro Momento foi realizada a “Problematização Inicial” na qual se questionou os alunos sobre “Quais seriam as vantagens e desvantagens do uso de diferentes tipos de álcool?” No Segundo Momento, “organização do conhecimento”, foi executada a queima de quatro diferentes tipos de alcoóis (metanol, etanol, propanol e butanol), comparando-se as diferenças observadas durante o processo de combustão dos combustíveis, como quantidade de energia liberada, cor da chama, produção de fuligem. Bem como foram tratados dos conceitos sobre combustão como reação exotérmica, produtos e subprodutos liberados na combustão completa e incompleta e a poluição ambiental proveniente dos gases poluentes emitidos na queima de diferentes tipos de combustível. No Terceiro Momento “aplicação do conhecimento” foi realizado um debate com os alunos buscando refletir sobre os aspectos socioambientais e econômicos relacionados à produção e utilização do álcool como combustível, bem como sobe a necessidade de se buscar novas fontes de energia, não só pelos problemas ambientais, mas também pelo risco de colapsos, causados pela falta de energia. Ao final foi solicitado que, a partir de tais reflexões, os alunos se manifestassem em relação a qual daqueles produtos seria o melhor para utilização com maior rendimento e menor impacto socioambiental.
Resultados: este trabalho foi desenvolvido no Colégio Jardim Esperança pelos bolsistas PIBID e teve a participação de 35 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Observou-se que a abordagem dos conteúdos a partir da experimentação problematizadora, para além de uma melhor compreensão destes, suscitou a reflexão dos alunos em relação aos impactos causados pelos combustíveis no ambiente, bem como formas de minimizá-los.
Referencial Teórico:
DELIZOICOV, D.; A.NGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
WILMO E. Francisco Jr. L L. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n° 30, Nov.2008.