O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com o subprojeto PIBID-Matemática 2009, tem o intuito de introduzir os bolsistas, acadêmicos de matemática, no âmbito escolar fazendo com que eles vivenciem e entendam todo o sistema de ensino, colaborando para uma melhor formação profissional dos mesmos. As atividades estão do projeto estão sendo desenvolvidas em três etapas: atividades na escola, em grupo de estudo e em reuniões com o grupo todo. A Escola Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira tem atualmente oito bolsistas que se dividem no desenvolvimento das seguintes atividades: observação participante em sala de aula, aulas de apoio para alunos do primeiro ano do ensino médio com dificuldades em matemática no período do contra turno, oficinas de matemática e organização de um laboratório de matemática. Um dos projetos desenvolvidos na observação participante foi sobre trigonometria, em que os alunos da escola construíram um teodolito, instrumento ótico usado para medir ângulos, com este instrumento foram trabalhados, fora da sala de aula, medidas de ângulos e de distância envolvendo o triângulo retângulo e a construção do circulo trigonométrico. Nos grupos de estudo são desenvolvidas seqüências didáticas para serem ministradas nas escolas, elas são elaboradas seguindo o planejamento do professor supervisor. Foram desenvolvidas, por exemplo, uma seqüência sobre função modular e outra sobre progressão aritmética e progressão geométrica, em ambas foram utilizadas a metodologia de resolução de problemas. Nas reuniões do grupo são estudados e discutidos artigos e textos sobre educação, educação matemática, formação do professor e ensino de matemática. É de grande valia a participação neste projeto para nossa formação tanto pessoal quanto acadêmica, pois através da participação na escola estamos aprendendo a conviver diariamente com pessoas diferentes e profissionais de outras áreas do conhecimento, podendo assim ter uma comparação com o ensino e de certa forma um aprendizado profissional, vivenciando a vida do profissional que decidimos nos tornar: um Professor! Através do grupo de estudos aprendemos a elaborar materiais didáticos que podemos utilizar posteriormente em nossa própria aula, também refletimos sobre a nossa futura prática de docência com o objetivo de contribuir para uma educação de qualidade e quem sabe um dia um pais melhor do que hoje.