PRODUÇÃO DE TEXTOS E REESCRITA: TRABALHANDO DE FORMA SIGNIFICATIVA COM CRIANÇAS

Autores: Adriana Kurpiel, Adriane Correa, Adriane Knoblauch, Giselly Cristini Mondardo, Ivanir Grando, Vanessa Suelen Rodrigues da Costa, Priscila Rosa de Jesus

Professores: Adriane Knoblauch

Programa: PIBID

Curso: Pedagogia

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - do curso de Pedagogia da UFPR atua com foco na Alfabetização e o letramento, a partir da concepção de linguagem como atividade interacional. O grupo é formado por uma coordenadora, duas supervisoras e 12 bolsistas (cada uma participando em uma sala de aula diferente), atendendo aproximadamente 360 crianças, divididas em duas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. As atividades tiveram início em julho de 2011 e a previsão de término é julho de 2013. Visando a melhoria do desempenho dos alunos nas atividades de produção de textos, o grupo desenvolveu um estudo de como ensinar a escrita e como trabalhar a reescrita com as crianças. Apoiando-se em autores como Antonio Augusto Batista, Sirio Possenti, Maria Sercundes, entre outros, observou-se que para que um texto seja produzido, é essencial que existam conhecimentos prévios a cerca do tema a ser desenvolvido. Dessa forma, é necessário que se trabalhe com assuntos que façam parte do cotidiano do aluno, mas também, trazer novas abordagens que permitam enriquecer o conhecimento sobre o mundo a que pertence. O aluno também deverá estar ciente do que escrever, para quem, para que e como está escrevendo. Para que isso seja possível, cabe ao professor situá-lo perante o gênero textual operado, além de fazer da sala de aula um grande espaço de reflexão, onde o aluno entenda também, que pode repensar suas ideias. Assim, a reescrita deve atuar como o momento de valorização da escrita do aluno, em que o professor deverá auxiliá-lo quanto à coesão e estruturação de seu texto, sem alterar a intenção do que o aluno quis escrever. Esses referenciais estão sendo aplicados e aperfeiçoados desde o início do programa, de modo que as atividades, planejadas em conjunto com as professoras regentes, envolvem a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, com o objetivo de oferecer aos alunos possibilidades de produções significativas de textos. Ao final desse processo, os textos dos alunos comporão um livro que será entregue aos seus familiares. Os resultados preliminares indicam que, apesar da diferença de clientela atendida pelas duas escolas participantes do PIBID Pedagogia, não foi constatada diferença significativa nas produções textuais dos alunos, o que comprova que todo aluno pode ler e escrever bem, desde que ocorra um encaminhamento pedagógico adequado para o trabalho com a produção textual.