GEOGRAFIA E DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO: REPENSANDO A SALA DE AULA

Bolsistas: Eloah Caroline Pereira Vargas, Marcieleh Lemos Rodrigues, Tays

Ohana Cavalli, Edilson Domingues (Supervisor)

Professora: Elaine de Cacia de Lima Frick

Programa: PIBID

Curso: Geografia

A partir do convênio firmado entre escola-universidade pública (Colégio Estadual Prof.ª Natalia Reginato e UFPR) via Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) - Subprojeto Geografia 2011, facilitar e auxiliar, por meio dos bolsistas, o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental. Para desempenhar as atividades do projeto utiliza-se o LABOGEO - Laboratório Pedagógico de Geografia- UFPR, e o Colégio Estadual Prof.ª Natalia Reginato, vinculando a Universidade à Escola e aproximando os bolsistas com a realidade da prática docente. O grupo organiza-se em dois momentos: I - encontro semanal no laboratório, onde as bolsistas preparam as atividades da semana através da troca de idéias e de práticas sobre a docência e leituras; II - atuação na escola, onde se vivencia o cotidiano da sala de aula e do professor. As atividades desenvolvidas semanalmente durante esse segundo momento seguem um plano de atuação de 7 atividades e se caracterizam por confecção de cartazes, elaboração de redações, ZINE’s, vídeos, musica, saídas a campo e demais atividades práticas e teóricas que relacionam a geografia e a identidade dos alunos de forma mais lúdica, onde o diálogo entre o professor e aluno vai além do conteúdo, através da problematização do contexto social e familiar e a interação destes com a Geografia. A utilização de uma metodologia dentro da Geografia que contemple o aluno como sujeito de sua aprendizagem e o professor como facilitador da mesma envolve dificuldades que vão de encontro com a padronização do atual sistema de ensino escolar. Essas dificuldades foram amenizadas quando as turmas começaram a por em prática as atividades, nos fazendo compreender que a aprendizagem dos conteúdos de Geografia programados pela escola em que atuamos tornou-se mais fácil a partir do diálogo e aplicação dos conteúdos, relacionando seus cotidianos e a geografia. O uso de diferentes metodologias e tecnologias que estão cada vez mais inseridas no mundo desses alunos tornou-se recurso apropriado para a compreensão da Geografia viabilizando um aprendizado diferenciado na sala de aula que se entrelaça com seu cotidiano para além dos muros da escola.
Referencial Teórico:
CARLOS, A. F. A. (org.) A Geografia Na Sala de Aula. São Paulo: Contexto,1999.
CASTROGIOVANNI, A.C.(org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.