CORUJANDO CIÊNCIAS EM “UMA VIAGEM PELOS CÉUS”

Autores: Andrei da Costa, Bruno Piva Picon, Rennata Orrico, Willian Krinke

Professores: Luiz Everson da Silva

Programa: PIBID

Curso: Ciências

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito do tema “Astronomia e História da Ciência” no ensino de ciências. Discutir o teatro científico como um fator motivador para a aprendizagem de temas relacionados à ciência. A construção desta atividade com 30 estudantes da escola Tereza Ramos do Município de Matinhos – Litoral do Paraná de idade e níveis escolares diversos se constituiu numa oficina de teatro com o tema Astronomia e denominado “Uma viagem pelos céus (CARVALHO, 2006)”. A organização do trabalho ocorreu da seguinte forma: apresentação da oficina e escolha do tema; trabalho de expressão oral e corporal por meio de exercícios teatrais; utilização de jogos teatrais improvisados na interpretação de textos; Discussão das improvisações encenadas pelos estudantes e por último a montagem da peça teatral. A linguagem teatral como teatro como instrumento pedagógico apresenta-se aqui como uma oportunidade de divulgação científica. Neste espaço a história da ciência é narrada e analisada, levando os estudantes a refletir sobre a criação de diversas teorias sobre astronomia e fazendo-o viajar por diversos contextos históricos que colaboraram para a evolução da ciência e para o entendimento de alguns fenômenos. Pode-se constatar nesta atividade, o pensamento de Vygotsky (2000), ao mencionar que o conhecimento é construído através da interação social, oferecendo espaço para “reorganizar experiências”. Neste contexto, aprofundar este tema através da encenação de uma peça permite que os alunos participem da recriação de um momento histórico facilitando o aprendizado dos conceitos científicos. Por outro lado, houve uma mudança na visão da ciência por parte dos estudantes integrantes da oficina. Eles se envolveram com a peça, estudando e procurando saber mais sobre os assuntos que ela retratava. Alguns dos integrantes do grupo relataram que se sentiram mais interessados em aprender ciências, por perceberem que a história da vida dos cientistas em conjunto com astronomia ajuda a entender melhor muitos conteúdos no contexto da sociedade em que vivemos. Referencial Teórico: CARVALHO, S.H.M.. Uma viagem pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança. Física na Escola, v. 7, nº 1, 2006. USP – SP.VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.