A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA PERCEPÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO GRUPO PET – LITORAL SOCIAL

Autores: Bruna Larissa Barleta, Felipe Macagnani, Kelly Evangelista Paris, Larissa Aparecida de Paula Campos, Luis Fernando Zelinski Silva, Manuel Fabricio dos Santos Neto

Professores:

Programa: PET – Programa Educação Tutorial

Curso: Gestão Pública

O Programa de Educação Tutorial – PET, conhecido por seus mecanismos universitários de produção de conhecimento especializado, em 2010, é estabelecido no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná - UFPR, denominado PET – Litoral Social, com uma proposta interdisciplinar, efetivada pela formação heterogênea dos seus discentes, dos cursos de Saúde Coletiva, Gestão de Turismo, Gestão Pública e Gestão e Empreendedorismo. O grupo PET – Litoral Social objetiva aprofundar o conhecimento sobre a sociedade, utilizando o social como área de correlação dos saberes, propiciando o conhecimento de forma a contribuir com a diminuição das desigualdades sociais e regionais, formando alunos de excelência na prática interdisciplinar do saber social. Para isso, o Grupo desenvolve atividades diferenciadas visando o enriquecimento da formação acadêmica, como debates, cursos, palestras, seminários e congressos. O Grupo Pet – Litoral Social iniciou suas atividades em dezembro de 2010, formado inicialmente por alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Gestão de Turismo, Gestão Pública, Gestão e Empreendedorismo e Gestão ambiental.  No final do seu primeiro ano de existência o Grupo procurou avaliar suas ações, elaborando um relatório final, bem como analisando se as atividades já realizadas no momento anterior poderiam ou não ser lançadas no planejamento das ações do grupo para o ano seguinte. No planejamento obedeceu-se os princípios norteadores do programa PET em trabalhar com Ensino, Pesquisa e Extensão. O grupo já desenvolvia a questão do Ensino, passando a estabelecer de forma mais comprometedora as atividades de pesquisa e extensão. Em relação à Pesquisa foi definido que os integrantes do grupo desenvolveriam projetos de Pesquisa individuais, onde deveriam contemplar objetos de estudos relacionados à sua área de formação. A construção dos Projetos e suas etapas seriam discutidas e revisadas nas reuniões do Grupo o qual permite aprimorar os conhecimentos metodológicos acerca da elaboração de projetos. No eixo da aprendizagem pela extensão, após a elaboração dos vários projetos, foi elaborado um Programa guarda- chuva abrangendo cinco projetos, os quais foram pensados para promover a inclusão social e produtiva nos municípios do Litoral do Paraná. Os discentes em dupla tinham o desafio de elaborar um projeto de extensão buscando trabalhar com a comunidade de crianças e adolescentes inserida no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, no município de Paranaguá, PR.