DESCRIÇÃO DAS VISITAS DOMICILIARES REALIZADAS EM UMA UNIDADE ESF DO MUNICIPIO DE COLOMBO

Autores: Camila Martins Grube, Cleicieli Rezende, Emanuelle Comparim, Juliana de Fátima Canali Rocha, Vanessa Bida Tallmann,

Professores: Verônica De Azevedo Mazza

Programa: PET – Programa Educação Tutorial

Curso: Enfermagem

Trata-se de um relato de experiência do Projeto PET Saúde, realizado em uma Unidade de Saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Colombo – PR, entre os meses de junho de 2011 a março de 2012. Objetivou-se descrever as orientações realizadas nas visitas domiciliares às puérperas adolescentes, atendidas na área de abrangência da Unidade de Saúde. Realizaram-se visitas domiciliares há 10 puérperas adolescentes, entre 14 e 19 anos. A partir da análise dos dados identificou-se, quanto à idade: uma adolescente de 14 anos, quatro de 16 anos, duas de 17 anos, uma 18 anos e uma 19 anos. Em relação à alimentação das crianças, sete estavam em aleitamento materno exclusivo e três não estavam recebendo leite materno. A partir de cada caso foram realizadas diversas orientações, a ênfase se deu quanto aos cuidados gerais com o recém-nascido, importância da amamentação exclusiva nos 6 primeiros meses de vida, cuidados com a mama para evitar lesões ( as mais frequentes foram: fissura, ingurgitamento e edema), pega correta, importância da vacinação em dia,  puericultura e visita à unidade de saúde para iniciar ou manter a puericultura e calendário vacinal. Por meio dessa estratégia foi possível identificar as maiores dificuldades das mães no cuidado com o recém-nato, as dúvidas frequentes mesmo àquelas que estiveram nas palestras para gestantes e um relato das experiências de cada uma delas sobre os cuidados necessários com os recém-nascidos. A visita domiciliar favorece ao profissional compreender a realidade da família e desta forma propor cuidado mais adequado as necessidades das mães. Para as acadêmicas essa experiência tem proporcionado a vivência com a prática, permitindo aliar teoria à prática servindo de subsidio para o crescimento profissional. Participar de projetos desenvolvidos no espaço de trabalho aproxima o discente deste mundo e traz oportunidade para aplicar os conhecimentos a realidade junto com os profissionais de saúde.