PET EDUCAÇÃO FÍSICA UFPR: SEMEANDO AÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

Autores: Andréia Juliane Drula, Bruna Herrans, Gabriela Cardoso Machado, Gisele Dall'AgnolMusse, Jéssica Carvalho Alves, Kelly Cristina Nunes da Silva, Melissa Rodrigues Crepaldi, Priscila Cristine Nalepa, Simone Joukoski, Aline Tschoke, Luize Moro

Professores: Simone Rechia, Talita Stresser de Assis

Programa: PET – Programa Educação Tutorial

Curso: Educação Física

O PET Educação Física, intitulado “Práticas Corporais e Sociedade” da UFPR iniciou suas atividades em 2011 e surgiu a partir do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) com o objetivo de consolidar e qualificar: a formação acadêmica na graduação, a produção científica no âmbito da Educação Física, a atuação profissional e a visão crítica da sociedade de discentes oriundos de camadas populares em processo de formação. Além disso, busca em seu desenvolvimento respeitar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conectando universidade e sociedade, transformando ambientes sociais e seus saberes em espaços propícios para experiências formativas. Para tanto, o grupo realiza semanalmente reuniões de estudos a partir de leituras de textos pertinentes a temática, reuniões para organização de atividades, participação em eventos, sitematização de dados empíricos em formato de artigos científicos,  assim como, desenvolve intervenções de extensão em contraturnos escolares em determinadas comunidades localizadas no Bolsão de Pobreza Audi-União em Curitiba, atendendo cerca de trezentas pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. Em 2012, buscamos intensificar a discussão de forma acadêmica das problemáticas identificadas em nossas atividades extensionistas, buscando desenvolver momentos de aprendizado relacionados especificamente à produção científica, com o objetivo de dar a oportunidade aos bolsistas de relatar, compartilhar e refletir de forma sistemática a partir de suas experiências durante suas intervenções, sendo os principais temas e autores utilizados: Lazer – Dumazedier (1979), Marcellino (1996), Mascarenhas (2004), Bramante (1998), Gomes (2004); Espaço-Lugar – Santos (1997), Tuan (1980); Apropriação e sentimento de pertencimento – Debortoli (2008), Certeau (1994); Espaços e equipamentos de Lazer – Rechia (2003). Para isso, semanalmente os bolsistas PET realizam encontros de orientação com a tutora deste programa, auxiliada por mestres e mestrandos do grupo, para a elaboração de artigos científicos a partir de temas escolhidos pelos bolsistas relacionados à sua prática de extensão, sendo os mesmos orientados para além da discussão científica, como o conhecimento de normas básicas para a confecção de artigos, formas de escrita, apresentação e submissão dos mesmos. Acreditamos que as propostas de trabalho realizadas pelo PET Educação Física são experiências tanto pedagógicas quanto políticas, que buscam desenvolver a formação crítica dos “petianos” para que os mesmos usufruam de todas as oportunidades oferecidas pela universidade e consequenemente possam estabelecer a conexão entre os saberes acadêmicos e os saberes populares.