PROJETO MEIO AMBIENTE

Autores: Fillemon Alves, Klayton Marcel Prestes Alves, Ana Queren Azevedo, Haline Bachmann, Felipe Gomes Camacho, Jéssica Cristina Consolin, Mayara Constantin, Vitor Takashi Kawazoe, Annelorie Knesebeck, Carolina Lopes, Emili Emilha Lucht, Nina Monteiro, Kimberly Pasqualin, Mariana Jorba Sainz Ravaglio, Paulo Affonso Latoh Souza; Priscilla Turkot, Laura Luiza Zaia,

Professores: Carlos Gontarski

Programa: PET – Programa Educação Tutorial

Curso: Engenharia Química

A visão da sociedade sobre o meio ambiente vem se modificando. Antigamente, a natureza era vista como fonte inesgotável de recursos, mas hoje a importância de preservá-la é evidente. Com base nisso, o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Química criou o Projeto Meio Ambiente (PMA) e o aplica em parceria com o programa Comunidade Escola, da prefeitura de Curitiba. O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade da importância de cuidar do meio ambiente através da reciclagem do lixo. O público alvo do PMA são crianças do primeiro ao quinto ano de escolas públicas. A aplicação é feita em uma manhã de sábado e conta com, além do grupo PET, a participação dos alunos da graduação de Engenharia Química. A sistemática do projeto consiste em três etapas: palestra inicial, aplicação de oficinas e gincana final. A palestra tem como finalidade alertar as crianças sobre os problemas que o lixo traz para o meio ambiente, buscando estimulá-las a aprender sobre a reciclagem. A etapa seguinte é o rodízio das crianças em cinco oficinas (metal, orgânico, papel, plástico e vidro), cada qual com dinâmicas e atividades diferenciadas que chamem a atenção das crianças e as ensinem a dar o destino correto ao lixo. A gincana final reúne todos os participantes e coloca em prova os conhecimentos adquiridos nas oficinas. O PMA vem se aprimorando a cada realização desde a primeira aplicação, em 2006. O projeto tem se mostrado muito eficiente, pois as crianças saem animadas e estimuladas a passar as informações aos seus amigos e familiares. Isso demonstra que o objetivo de sensibilizar a comunidade tem sido alcançado. Para as próximas aplicações espera-se mobilizar cada vez mais os graduandos do curso de modo a expandir o projeto e atingir um número maior de crianças.

[1] BILL, W.; CASAGRANDE, L. G.; MARQUES, L. C.; RISSI, J. T.; SANTOS, E. M.; SEBBEN, G. C.; VASCONCELLOS, O. P. “Desperdício Zero: Programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”. Governo do Paraná. 2006.