A atividade teve como objetivo proporcionar um método alternativo de ensino e fornecer mais conhecimento sobre o assunto, estimulando os alunos para a realização desse tipo de procedimento que é pouco abordado dentro da grade curricular do curso. A oficina fez parte do 3º Circuito PET Odontologia. As inscrições foram realizadas online através do site do grupo, tendo como pré-requisito o aluno estar cursando o quinto período ou acima. A atividade dividiu-se em dois momentos, totalizando 3 horas: introdução teórica com a utilização de projetor multimídia para orientação de técnicas e conceitos científicos, seguido por trabalho prático laboratorial, contando com auxílio de uma câmera para demonstrações de cada etapa pelo professor. A maior parte do material utilizado para o treinamento prático foi patrocinado por uma empresa de materiais odontológicos; cada aluno participante recebeu um kit para a realização da atividade prática. A Oficina permitiu a interação entre alunos de diferentes períodos no desenvolvimento da atividade proposta e apresentou uma grande demanda e aceitação, podendo garantir, dentro de suas limitações, espaço extracurricular para reforçar as atividades de ensino da graduação. PET ODONTOLOGIA. III Circuito PET Odontologia. Disponível em: <http://petufprodonto.blogspot.com.br/2012/05/iii-circuito-pet-odontologia.html> Acesso em: 13 de junho de 2012.
TORRES-PEREIRA, C.S; FONSECA, B.B; FURQUIM, C.P; PIMENTA, D; MIRANDA, E.A; MARIN, G; CAVALCANTI, L.G; CHO, M.E; SERENATO, M; NUERNBERG, M.A.A; TAUCHERT, M.F; MALUCELLI, M.S; SOUZA, T. Circuito Pet Odontologia 2011 – Investindo em alternativas pedagógicas para melhoria da educação. In: ENEC, 10, 2011. UFPR. Disponível em: <http://www.siepe.ufpr.br/cd_final/enec/242.html> Acesso em: 5 de junho de 2012.