REFLETINDO SOBRE SER PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO PET QUÍMICA NA UFPR

Autores: Alexandre, D.,Barbosa, G.,Dacorégio, G.,Ferraz, R., Gonçalves, R.,Horta, R.,Sikora.F.,Stival,J.,Ramin,L.,Razaboni,B.

Professores: Orliney Maciel Guimarães

Programa: PET – Programa Educação Tutorial

Curso: Química

Este trabalho trata de um relato de experiência desenvolvida no âmbito do grupo PET-Química da UFPR sobre o ser professor e as necessidades formativas para o exercício da profissão. Um dos objetivos deste programa de educação tutorial é propiciar aos alunos atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica procurando atender mais plenamente as atividades do próprio curso e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, temos desenvolvido no âmbito das atividades do grupo PET-Química discussões teóricas sobre a formação de professores, seus dilemas e as novas perspectivas para o ensino de ciências. Com o objetivo de fazer com que os alunos integrantes do PET-Química possam refletir sobre sua futura profissão, introduzimos discussões teóricas sobre diversos temas relacionados ao ensino, atividade intitulada “Estudo Sobre a Educação em Química.”A atividade consiste em estudo quinzenal, com duração de uma hora, de artigos de pesquisa sobre algumas temáticas relativas ao ensino de ciências/química. Os artigos já lidos foram: “A Pesquisa como Perspectiva de Formação Continuada do Professor de Química”, “Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações”, ambos envolvendo a temática de formação inicial e continuada de professores.Os resultados obtidos até o momento mostraram que os alunos se reconheceram em alguns aspectos apontados pelos autores discutidos. Destacamos: a formação de professores na perspectiva ambiental, a ideia sobre o senso comum da atividade docente, na postura dos seus professores na graduação refletida pela dicotomia entre ensino/pesquisa e licenciatura/bacharelado, aspectos vivenciados no curso de graduação.Constatamos que a atividade mesmo estando no início já tem proporcionado aos alunos do grupo PET-Química contestar a concepção simplista do que é ser professor, ampliando a visão sobre a necessidade de formação continuada para a melhoria da qualidade de ensino e que a postura e concepções do professor sobre a própria profissão pode influenciar os alunos e o ensino de ciências.