Autores: Alexandra Waltrick Russi, Cherlynn Daniela da Silva Arce, Maurício Fernandes do Nascimento Júnior,
Professores: Silvia Emiko Shimakura.
Programa: PET – Programa Educação Tutorial
Curso: Estatística
Atualmente é difícil encontrar alguma pessoa jurídica ou até mesmo uma pessoa física sem acesso a um URL. A tecnologia continua se expandindo a passos largos e a cada instante são acrescentadas novas informações. O Programa de Educação Tutorial - PET, deve por meio das atividades de cada grupo PET, realizar a indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão que abrangem tanto a comunidade acadêmica como a comunidade externa. O objetivo de criar a página web do PET Estatística foi o de fornecer informações de qualidade de forma atualizada, assim como documentar a história do PET Estatística e de seus integrantes e ex-integrantes e fornecer materiais de ensino e cultura. O PET Estatística mantém no servidor da UFPR seu próprio site desde o ano de 2010 (na versão mais atual, anteriormente era mantido o site no servidos do Laboratório de Estatística e Geoinformação - LEG). Através do anos sofreu várias modificações até a versão atual que se encontra disponível em www.pet.est.ufpr.br em fase de construção. Ele é composto de vários hipertextos que variam entre si e, em cada um deles, o usuário poderá encontrar informações sobre o PET Estatística, sobre o programa PET e também sobre o curso de Estatística, incluindo outros tipos de conteúdos relacionados a área. A criação, composição e manutenção do site é feita por três petianos que formam a Comissão de Site do grupo PET Estatística: Alexandra W. Russi, Cherlynn Silva e Maurício Fernandes . O software utilizado para tal é o NVU,além de alguns outros sites que fornecem dicas de como adicionar efeitos visuais em html.Os integrantes estudam tecnologias como (x)html e Css para melhor atender as necessidades dos usuários do site. A manutenção é realizada de forma periódica pela comissão do site conforme necessidades de atualizações e modificações para correção de problemas e adição de conteúdo. Dado ao fato de não haver a necessidade de um formato fechado, uma das fontes principais de inovações e melhorias é a comunicação e colaboração da graduação que traz tanto assuntos para inclusão quanto opiniões acerca de layout e formato.Futuramente, serão realizados novos projetos no site.
Referências: Lemay, L.; Colburn, R.; Tyler, D.. Aprenda a Criar Páginas Web com HTML e XHTML em 21 dias. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.