Autores: Fillemon Alves, Klayton Marcel Prestes Alves, Ana Queren Azevedo, Haline Bachmann, Felipe Gomes Camacho, Jéssica Cristina Consolin, Mayara Constantin, Vitor Takashi Kawazoe, Annelorie Knesebeck, Carolina Lopes, Emili Emilha Lucht, Nina Monteiro, Kimberly Pasqualin, Mariana Jorba Sainz Ravaglio, Paulo Affonso Latoh Souza; Priscilla Turkot, Laura Luiza Zaia,
Professores: Carlos Gontarski
Programa: PET – Programa Educação Tutorial
Curso: Engenharia Química
É muito comum que os jovens fiquem inseguros ao optar pelo curso no momento do vestibular. Dentro do curso de Engenharia Química é frequente o desconhecimento sobre a profissão do engenheiro químico e, de forma recorrente, o curso acaba sendo confundido com o de Química. Assim, o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Química desenvolveu o Projeto Ensino Médio (PEM). Este projeto tem como objetivo divulgar o curso de Engenharia Química e a atuação do profissional dessa área para que os alunos de Ensino Médio, principalmente para aqueles que não tenham acesso a este tipo de informação, escolham de maneira mais consciente o curso que estão ingressando. Aplicado desde 2008, o PEM consiste em uma visita do grupo PET de Engenharia Química a uma instituição de ensino para conversar com os alunos a respeito da profissão e do curso de Engenharia Química. Essa atividade acontece de forma interativa e busca o envolvimento dos alunos de maneira que eles sanem as principais dúvidas, desde a essência do curso até o mercado de trabalho, e eventuais curiosidades. A apresentação conta com slides em PowerPoint e inicia com uma conversa descontraída, fazendo perguntas aos jovens para instigá-los a saber mais sobre o curso. O projeto tem se mostrado muito eficiente, pois os jovens demonstram grande interesse não só pela Engenharia Química em si, mas por estarem diante de pessoas que venceram um desafio que agora está proposto a eles. Além disso, a visita desperta curiosidade, o que os leva a pesquisarem mais sobre os cursos desejados e a participarem da Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná. Ao tomar uma decisão consciente, a excelência no nível dos candidatos que ingressam no curso aumenta, pois quanto maior o número de alunos tendo conhecimento do que é Engenharia Química, maior a probabilidade de que ingressem bons alunos neste curso.
REFERENCIAL TEÓRICO
CREMASCO, M. A. Vale a pena estudar Engenharia Química. Editora Edgar Blücher, 2005.