Introdução: O curso de Graduação em Saúde Coletiva foi implantado na UFPR – Setor Litoral em 2009 com o propósito de formar profissionais integrados com o conceito ampliado de saúde e suas interfaces. Atualmente o curso está estruturado em quatro Áreas Integradas em Saúde: Ciências Sociais e Humanas, Políticas Públicas, Conceitos e Paradigmas em Saúde e Administração, Gestão e Planejamento. Esses eixos temáticos conectam-se e interligam-se constantemente e progressivamente num processo de construção do conhecimento, assim, possibilitando uma aprendizagem rica e significativa para os sujeitos envolvidos no processo. Diante disso, pensando na formação acadêmica baseada em projetos, e de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), a Liga Acadêmica em Saúde Coletiva (LASC), surge como uma estratégia pedagógica, organizada pelos acadêmicos do curso, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos nas diversas áreas da Saúde Coletiva, e dessa forma obter elementos teórico-práticos que inspirem a elaboração dos Projetos de Aprendizagem. Objetivo: A LASC tem o propósito de ser um espaço coletivo e interdisciplinar de discussões e aprendizagens no âmbito da Saúde Coletiva, com o objetivo de subsidiar informações e conhecimentos que auxiliem os Projetos de Aprendizagens, e formação acadêmica dos alunos do Setor Litoral. Método: A Liga Acadêmica é composta por alunos, orientados por um professor mediador, que organizam palestras e/ou eventos com profissionais das áreas da saúde e afins, para debaterem e apresentarem conhecimentos multidisciplinares e de interesse coletivo. Os encontros acontecem, no espaço pedagógico dos Projetos de Aprendizagem (PA), na última sexta-feira do mês, e é aberta a toda comunidade da UFPR - Setor Litoral, assim como aos trabalhadores dos Serviços de Saúde dos Municípios do Litoral do Paraná. Reflexão: Desde sua criação no início de 2012, a LASC realizou dois eventos, que contaram com a presença de alunos de diversos cursos. A adesão por parte da comunidade acadêmica demonstra que o LASC tem alcançado o seu propósito como ferramenta de aprendizagem não só do curso de Saúde Coletiva através de conexões das áreas integradas em Saúde, mas também para os demais cursos que se deparam com os conhecimentos de uma concepção ampliada em saúde.