A DRAMATIZAÇÃO COMO INTEGRADORA DOS NÍVEIS EDUCACIONAIS E DIVULGADORA DA CULTURA REGIONAL

Autores: Fabille Mendes, Ana Paula Springer de Almeida

Professores: Luciana Ferreira, Rosangela Valachinski Gandin

Programa: Outros Projetos

Curso: Linguagem e Comunicação - Licenciatura (Setor Litoral0 (N)

 

Contribuir com o Programa PROEC 108/12 O mundo mágico da leitura na apresentação da literatura infantil e das narrativas regionais em linguagem teatral. A dramatização é realizada por 22 estudantes da Escola Estadual Profª Abigail dos Santos Correia. Primeiramente, os adolescentes participam do curso de extensão “Como incentivar e contar histórias para crianças”, para depois, adaptar o texto literário na linguagem teatral. As atividades de adaptação da Lenda “A Palmeira e o Pinheiro”, ensaio, criação e produção de figurino e cenário são realizadas nos encontros semanais com o assessoramento de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Artes e Licenciatura em Linguagem e Comunicação. Roda de discussão, dramatização, oficina de arte são estratégias de ensino-aprendizagem priorizadas, nos encontros, que possibilitam momentos de alegrias e descontração. A estreia da peça está prevista para agosto/2012 nas Escolas Luiz Carlos dos Santos e Monteiro Lobato, situadas em Matinhos. Os resultados encontrados são a conscientização ambiental, pois alguns materiais utilizados para confecção do cenário são de origem reciclável. Trabalho inicial que contribui com o desenvolvimento da linguagem teatral e da expressão corporal, tendo em vista que para os adolescentes, esse é o primeiro contato com a linguagem. Desenvolvimento da cooperação e do trabalho em equipe. Aumento significativo na procura e empréstimos de obras literárias para o público infanto-juvenil. Capacidade de superar situações de conflito  nas relações humanas e diminuição da timidez. Referência. Vygotsky, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento infantil In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984 Colomer, Teresa e Camps, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artemed, 2002 Pulaski, Mary A S. Compreendendo Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986 Pondé, Gloria. Oque é um livro infantil. In: A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985 Solé, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução Claudia Schiling, 6ª Ed. Porto Alegre, Artmed, 1998.