A produção de materiais tem por objetivo contribuir com as ações extensionistas do programa PROEC 108/12 O mundo mágico da leitura, oferecendo materiais de apoio para as atividades de contação e dramatização de literatura infantil e de narrativas da região do Paraná. Os materiais de apoio, fantoche, fantoche de palito, dedoche, livro ampliado, foram produzidos pelos bolsistas dos cursos de Agroecologia, Artes, Ciências, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Linguagem e Comunicação e Turismo que participaram do programa. Destaca-se a produção de materiais de apoio para história A joaninha vaidosa, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, onde foram usados rolos de papel higiênico na confecção dos personagens, os quais foram presos em palitos de churrasco. Na história A chuvarada das autoras Angeolina e Isabelle, a produção dos personagens foi realizada utilizando-se a técnica de pintura e colagem em jornal e folha de papel sulfite, sendo anexados por clips em um guarda-chuva durante a atividade de contação. Em “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, o livro foi reproduzido em papel paraná, tamanho 50 x 40, utilizando a técnica de desenho e pintura. Em todos os casos, esses materiais auxiliaram nas histórias apresentadas pelos bolsistas do Mundo Mágico da Leitura nos centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental - anos iniciais do município de Matinhos, no Paraná. Como resultados foram observados: custo baixo na produção, pois foram utilizados objetos recicláveis e materiais baratos, sendo de fácil acesso para professores que queiram reproduzir os mesmos; trocas de conhecimentos entre os bolsistas; os materiais de apoio contribuíram com a atenção na contação e na dramatização das histórias apresentadas e socialização de técnicas artísticas para os bolsistas de outros cursos e para os professores das escolas e c´meis parceiras do programa de extensão.
Referência:
PONDÉ, Glória. A arte de fazer artes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
VYGOTSKY, Levi S. O papel do brinquedo no desenvolvimento infantil. In: A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.