A Farmácia Clínica (FC) contribui para o cuidado do paciente ao reduzir a morbimortalidade associada aos medicamentos e promover o uso racional dos mesmos. Tal prática é comum em países da Europa e nos E.U.A porém, no Brasil se encontra em ascensão. Considerando que a formação em FC é subabordada no âmbito acadêmico, há necessidade de atividades extracurriculares que abordem o farmacêutico como figura pró-ativa no manejo clínico dos medicamentos. Criada em 2011, a Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LAFaC) possui um projeto de cunho acadêmico-profissional que visa contribuir com a formação clínica dos estudantes de farmácia. O objetivo desse trabalho é descrever as atividades da LAFaC e evidenciar os resultados alcançados em seu primeiro ano de atuação. As atividades da LAFaC envolvem Ciclo de Seminários (CS), Grupos de Estudos (GE’s) e Estágio de Habilidades Clínicas (EHC). O CS consiste em palestras ministradas por profissionais e estudantes de pós-graduação com experiência em FC. Em 2011, os temas abordados foram Diabetes mellitus, transtorno bipolar e câncer gastrointestinal. O GE’s, coordenados pelos membros da Liga, é realizado em 3 etapas: discussão de prescrição, apresentação de seminários e Dinâmica de Atenção à Saúde (DAS). Na discussão da prescrição, os participantes destacam pontos críticos ao identificar problemas na farmacoterapia e discutem questões relacionadas às metas terapêuticas e fisiopatologia. Tais pontos são aprofundados e apresentados na forma de seminários. Após, realiza-se a DAS para trabalhar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. Até o momento, foram concluídos 5 GE’s sobre: hemorroida, tonsilite, dermatomicoses, glaucoma e AIDS/HIV. O EHC, realizado na Farmácia Ambulatorial de Programas Especiais (FAPE) do Hospital de Clínicas da UFPR, permite aos participantes se inserir no âmbito profissional. Com um plano de trabalho prévio, o estagiário cumpre metas relacionadas aos conhecimentos de assistência farmacêutica, comunicação com o paciente e farmacoterapia. A FAPE já contou com a colaboração de 9 representantes da Liga, os quais contribuíram com o desenvolvimento de protocolos de aconselhamento (por meio de monografia sobre o glaucoma), além do auxílio à rotina do serviço. Conclui-se que a LAFaC tem trazido à graduação atividades complementares ao ensino ofertado pelo curso de farmácia da UFPR e, portanto, tem sido um diferencial para a formação dos acadêmicos, pois além de atividades formativas assume o compromisso de suprir uma das maiores lacunas na formação dos farmacêuticos: o manejo clínico dos medicamentos.