Contribuir com o projeto de extensão O mundo mágico da leitura no desenvolvimento da leitura da linguagem teatral e na formação inicial de professores, os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Artes, em Ciências e em Linguagem e Comunicação adaptaram os textos, "Pluminha procura amigos" da autora Teresinha Casasanta e "Joaninha Vaidosa" da autora Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães após leitura e durante os ensaios das peças para a linguagem teatral. Sendo, também, utilizada a estratégia de leitura proposta por Isabel Solé nas apresentações das peças. Os principais resultados obtidos foram: Em parceria com ONG Anoé (Matinhos), um número expressivo de cerca de 2000 crianças da rede municipal de ensino de Matinhos, assistiram e interagiram com os personagens durante apresentação, para que o objetivo da ONG fosse atingido. Parceria com o projeto de extensão Memórias na escola, memórias na Universidade, a peça teatral Joaninha vaidosa foi apresentada para crianças, professores e pais das escolas Batuba, Tagaçaba e Capivari (comunidades de Guaraqueçaba) na ocasião de visita à UFPR Litoral, sendo, posteriormente, apresentada na Escola Municipal Monteiro Lobato situada em Matinhos. Houve compreensão da importância do teatro como metodologia de ensino, pois observação in loco revelou que a linguagem teatral atrai a criança e o adolescente contribuindo com a aprendizagem, pois, a dramatização e a estratégia de leitura adotada coloca os leitores em contato direto com o conteúdo a ser aprendido, permitindo a re-construção do sentido do texto.Solé, Isabel. Estratégias de leitura. 6º ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.Vygotsky, Levi. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993Vygotsky,Levi.S. O papel do brinquedo. In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984COLOMER e CAMPS. O que é ler. In: Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2004