MONITORIA NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFPR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MÓDULO DE MORFOFUNCIONAL

Autores: Leon Martins Boava, Tainara Piontkoski Maldaner

Professores: Luciana Vieira Castilho Weinert, Sibele Yoko Mattozo Takeda

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

O projeto político pedagógico do setor litoral da UFPR prevê a existência de três eixos pedagógicos: fundamentos teórico-práticos, interações culturais e humanísticas, e, projetos de aprendizagem. No curso de fisioterapia, no eixo de fundamentos teórico-práticos, há o Módulo Morfofuncional I e II. Neste módulo, as atividades de monitoria têm como objetivo proporcionar aos estudantes o aprofundamento e a reflexão sobre conceitos relativos a anatomia, fisiologia, histologia e patologia humana. Como metodologia de ação, durante as monitorias ocorrem atividades dinâmicas que objetivam estimular o protagonismo do estudante no processo ensino-aprendizagem. As atividades são elaboradas a partir de revisões de literatura atualizada acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Com base nos conhecimentos adquiridos em tais revisões desenvolvem-se jogos, gincanas, dinâmicas de grupo, construção de fluxogramas e de representações em esquemas, debates, análise de textos, e críticas sobre vídeos e animações. Estas metodologias são utilizadas para que haja a interatividade entre os estudantes, promovendo um aprendizado colaborativo e fazendo com que detenham os papéis principais de protagonistas de seu próprio aprendizado (PIVA et al, 2010). Os monitores devem ser facilitadores do processo, com foco em retirar os estudantes da condição de agentes passivos que apenas recebem o conhecimento (VILLAS BOAS, 2003). Assim, os estudantes tornam-se efetivamente ativos e autônomos.  Segundo os relatos dos estudantes do módulo, a participação ativa nas atividades os instiga a estudar mais, a querer aprofundar os estudos e a alcançar melhores resultados na aprendizagem. Salienta-se ainda como ponto positivo que a monitoria é um espaço de aproximação, onde há maior interação entre estudantes, monitores e professores.

 PIVA, C.D; OLISCOVICZ, K. Competências pedagógicas da docência e a contribuição com o processo de ensino-aprendizagem para alunos universitários. Revista de Educação, v.13, n.16, 2010.

 VILLAS BOAS, B. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. Avaliação (Campinas), v. 08,  n. 04, p. 103-120, 2003.