DESIGN SOCIAL - UMA EXPERIÊNCIA

Autores: Cícero Jader Schiochet,

Professores: Ken Flávio Ono Fonseca, Kleber Puchaski

Programa: Monitoria

Curso: Design – Habilitação em Design de Produto (M)

Objetivo: O objetivo dessa atividade acadêmica foi explorar outras possibilidades de atuação da profissão de designer, por meio do Design Social estimulando o primeiro contato do designer com a causa social e não somente à prestação de serviços e desenvolvimento de produtos de Styling. Metodologia: O Departamento de Design entrou em contato com a GRPCOM (O Instituto GRPCOM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público  que atua nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento humano e comunitário) a fim de obter contatoe parcerias com ONG’s interessadas na inserção do design em suas ações. O projeto foi acompanhado pelos professores e monitores da disciplina de Projeto de Produto III e seguiu as seguintes etapas:

- Identificação das ONG’s com interesse em projetos de Design;

- Divisão das Equipes de Projeto e contato com as ONG’ para levantamento de dados;

- Identificação de oportunidade, desenvolvimento dos projetos;

- Apresentaram dos resultados obtidos aos parceiros;

Resultados:Foram desenvolvidos no total 11 projetos em parceria com 10 ONG’s os quais foram apresentados para alunos, professores , representantes das ONG’s e membros da GRPCOM. Os 11 projetos envolveram equipes em média formados por 3 alunos e ao final do projeto conseguiu-se explorar com os alunos a vivencia de um projeto de Design Social. Também serviu para apresentar as ONG’s e aos parceiros as possibilidades que o design pode oferecer no cunho social.  Vide reportagem sobre o projeto: http://rpcdallas2.rpc.com.br/Noticias/design-social-motiva-estudantes-da-ufpr

Referencial Teórico: O projeto seguiu a metodologia de desenvolvimento de produto de Henrique Rozenfeld (2005) que de maneira geral divide o desenvolvimento em três etapas: a primeira que condiz com a Informacional que é o levantamento de informações a respeito do problema que se deve resolver,  a segunda etapa a Conceitual que utiliza das informações da etapa anterior para com o auxílio de ferramentas de gestão (Mike Baxter, 1988) e de processo e de criatividade para identificar oportunidades e propor soluções de novos produtos. A terceira a etapa, Detalhamento, tem como premissa a adequação à produção e à comercialização. As questões de sustentabilidade, conforme apresentam Ezio Manzini e Carlo Vezzoli (2008) foi considerada em cada etapa do desenvolvimento do produto.