A MONITORIA NO MÓDULO PANORAMAS DA FISIOTERAPIA NO BRASIL E NO MUNDO: CONTRIBUIÇÕES PARA O MONITOR E O ALUNO

Autores: Bruna Letícia dos Santos, Cintia Souza Rodrigues

Professores: Vera Lúcia Israel

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

A monitoria realizada no módulo Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo (PFBM), da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, com carga horária de 12 horas semanais, auxilia o aluno que ingressa no curso de Fisioterapia a conhecer o processo histórico e social da profissão, para que este adquira as competências e habilidades necessárias ao fisioterapeuta. As monitorias são espaços de atividades extracurriculares, onde os alunos realizam pesquisas e discussões, expondo suas dúvidas com relação aos conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, o monitor tem a chance de aprofundar e rever os conhecimentos obtidos anteriormente, através de pesquisas. A monitoria acadêmica pode ser vista como o primeiro passo para que haja o interesse pela carreira docente. No primeiro semestre do ano de 2012 está sendo confeccionado um Portfólio Digital que contempla parte da história do curso de Fisioterapia da UFPR Litoral. Nele encontram-se registros de atividades de campo realizadas pelos alunos, participações em projetos de Extensão, Iniciação Científica e outros eventos acadêmicos.  Foram elaborados questionários que fornecem informações sobre a vida profissional de alunos egressos e as perspectivas dos alunos que ingressaram recentemente no curso de Fisioterapia. Depoimentos e informações sobre o corpo docente do curso também estão inclusos neste trabalho. Para a realização das monitorias e construção das atividades do segundo semestre, são feitas pesquisas em bases de dados, relacionadas aos temas e conteúdos abordados durante o módulo, e discussões com os orientadores. A prática da monitoria contribui para que o aluno monitor possa desenvolver algumas das habilidades necessárias à atividade docente, onde ele pode mediar, orientar e incentivar o demais alunos; rever conteúdos e aprofundar conhecimento já adquiridos, além de realizar um intenso trabalho de pesquisa. Para os alunos participantes, a monitoria pode influenciar positivamente no aprendizado, já que este espaço possibilita o esclarecimento de dúvidas, o aprimoramento de habilidades e maior aprofundamento teórico através dos grupos de estudos.

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface (Botucatu) [online]. 2002, vol.6, n.10, pp. 51-61. ISSN 1414-3283.

HAAG, Guadalupe Scarparo et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.2, pp. 215-220.