PENSANDO O GÊNERO NAS RELAÇÕES MULTIAXIAIS: AS INTERSECCIONALIDADES E SUAS COMPLEXIDADES

Autores: Guilherme Geraldo Gonçalves Souza, Jeferson Isaac Maciel Paula Junior,

Professores: Marcos Claudio Signorelli

Programa: Monitoria

Curso: Gestão Pública (Setor Litoral) (N)

Provocar as participantes a considerar gênero (enquanto categoria útil de análise) em suas relações multiaxiais, as fazendo notar em que implicam essas relações de poder, uma vez que elas se apresentam de forma indissociada, ou melhor, interseccionada. Através de uma abordagem "genealógica", mostraremos tambem como os conceitos de gênero aparecem em determinado momento como discurso médico e em outro como resistência política a tal "saber". Propomos trabalhar esse tema através de exibição de material audiovisual, textos, roda de conversa, exposição dialogada e problematização de conceitos de gênero. Visando otimizar a interação entre o grupo, oportunizando troca de saberes, experiências e reflexões. Esperamos provocar uma reflexão acerca da complexidade de se pensar gênero nas suas relações multiaxiais, problematizando de que forma nosso processo colonizador, o espaço geográfico do qual falamos, a nossa cultura, as diferentes classes sociais, raças, etnias, o nosso sistema econômico, a organização do estado, influi nas nossas relações de gênero e poder.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf>. Acesso em: 14 junho 2012. 

PRECIADO, Beatriz. MULTIDÕES QUEER – Notas para uma política dos “anormais”. Disponível em: <http://search.4shared.com/postDownload/WKwr8fjD/Multides_queer__Beatriz_.... Acesso em: 14 junho 2012. 

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Disponível em: <www.cchla.ufrn.br/bagoas/v04n05art01_rich.pdf>. Acesso em: 14 junho 2012.

 WITTING, Monique. O Pensamento Hétero. Disponível em: <http://www.mulheresrebeldes.org/Lesbianidades/Monique%20Wittig/la%20ment.... Acesso em: 14 junho 2012.