LICENCIAR LÍNGUA FRANCESA

Autores: Ana Carolina Muniz, Darian Christiane Gomes, Edneia Gea Chagas Professores: Nathalie Dessartre

Programa: LICENCIAR

Curso: Letras Francês

O Projeto Licenciar é um projeto educativo amplo oferecido pelos cursos de Licenciatura (como Letras), da Universidade Federal do Paraná. O Licenciar Língua Francesa objetiva introduzir jovens da rede municipal de escolas públicas. Não apenas à língua francesa em si, mas também à cultura francesa em geral. Igualmente importante é a oportunidade que oferece aos bolsistas, alunos de Letras Francês, de desenvolverem técnicas pedagógicas com o auxílio de docentes e de colaboração entre eles próprios. O método utilizado no ensino difere do convencional, no qual os alunos estão acostumados a receber respostas prontas, entregues a eles pela professora. No Licenciar, procura-se trabalhar com documentos autênticos, diferentes dos previamente preparados apenas para fins de ensino. Isso leva os alunos a descobrirem respostas, a entender como a língua funciona de fato. Utiliza-se de comparações com a língua materna, mas apenas aquelas que auxiliam de fato a compreensão. Para os bolsistas, é necessário um aprendizado diferente, pois convivem em papéis opostos aos de costume: antes alunos, agora professores. Precisam aprender a gerenciar o tempo em sala de aula (não de acordo com um cronograma fixo, mas seguindo o ritmo dos alunos), a preparar materiais de antemão, com base na pesquisa bibliográfica, levando-os às melhores respostas. É de extrema importância a experiência prática do ambiente escolar, imprescindível para um docente. O bolsista inscrito deve permanecer no Licenciar por um ano, o que pode ser estendido por dois anos. São necessárias doze horas semanais de comprometimento, das quais três horas são passadas em sala de aula. Essa distribuição do tempo de trabalho mostra quão importante é o preparo anterior do professor em relação à aula propriamente dita, na qual ele é apenas um mediador entre os alunos e o conhecimento. O objetivo final do projeto é o incentivo aos alunos, que de outra forma não teriam acesso a esse campo do conhecimento, para que se interessem no aprendizado da língua e cultura francesa e dêem continuidade às aulas. O ensino, portanto, deve ser prazeroso para os alunos, para que desejem aperfeiçoamento não apenas no estudo do francês, mas na educação escolar em geral. Foram utilizados no preparo como referência do ensino os livros: La Perspective Actionelle et l’Approche par Les Taches en Classe de Langue (Évelyne Rosen); Élaborer um Cours de FLE (Janine Courtillon); e Les Stratégies d’Apprentissage (Paul Cyr & Claude Germain).