A ESCOLA E OS ESPAÇOS LÚDICOS - INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER EM ESCOLAS DA CIDADE DE CURITIBA

Autores: Andressa Barbosa, Antônio Cruz,Carlos Oliveira, Iago Giehl,Isabelle Costa,Juliana Malheiro, Karine do Rocio Vieira dos Santos, Luís Amadori, Marjorie Bertoncini,

Professores: Simone Rechia

Programa: LICENCIAR

Curso: Educação Física

O Projeto Licenciar “A Escola e os Espaços Lúdicos” faz parte do Grupo de Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) e tem por finalidade investigar como são planejados os espaços e equipamentos destinados a vivências no âmbito do Esporte e do Lazer no ambiente escolar e seu entorno. Em 2012 temos dois objetivos principais, investigar as proximidades e distanciamentos da realidade pública e privada e dar continuidade a pesquisa realizada em 2011 no Colégio Estadual do Paraná. Para atender o primeiro objetivo foi proposta parceria com o Projeto de Iniciação Cientifica “(Re) Mapeando os espaços e equipamentos de esporte e lazer das escolas públicas da cidade de Curitiba” e com um colégio particular dessa cidade. Até o momento efetuaram-se os seguintes passos metodológicos: (1) Efetivação da parceria com o colégio; (2) Visita técnica ao colégio e aplicação de Protocolo de observação do espaços, sistematizado e utilizado em diversas pesquisas do GEPLEC; (3)Reformulação do Protocolo, com vistas a atender as especificidades do local. (4) Aplicação do Protocolo em 13 espaços do Colégio; (5) Aplicação de Questionários piloto, seguido por reformulação; (6) Aplicação de 41 questionários com alunos de 6º ano de ensino fundamental à 2ª série do ensino médio; (7) No momento a pesquisa se encontra em fase de tabulação e análise dos dados. Quanto ao CEP, o projeto utiliza-se da seguinte metodologia: (1) Leitura e discussão de textos pertinentes à temática; (2) Reconhecimento dos dados e análise dos dados obtidos em 2011; (3) Visitas guiadas ao Colégio e Observação dos espaços com registro em diários de campo; (4) No momento do Projeto intervenções voltadas à educação para e pelo Lazer estão sendo sistematizadas, com vistas a serem efetivadas no segundo semestre. Segundo Borja (2000) os espaços da cidade e compreendemos que pro conseqüência a escola necessita ter em relação aos seus espaços um senso de justiça democrática, no sentido de que todos esses espaços devem ter qualidade para todos que dele se utilizam, além de que o acesso a eles atende ao objetivo da escola de ter o lazer como “objeto e veículo da educação” (MARCELLINO, 2002). Nossa perspectiva com tais ações é que os alunos dos colégios envolvidos compreendam que o lazer é um direito social assegurado pela constituição, e estimular a autonomia destes na busca de um lazer critico e reflexivo.