A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM EXERCÍCIO INVESTIGATIVO E REFLEXIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

Autores: Daniella de Alencar Passos, Edgard Diego Conceição, Emi Luani de Andrade, Emilene Heloisa Rodrigues, Mariana Tolentino dos Santos e Viviane Denise Silva de Jesus. 

Professores: Sergio Roberto Chaves Junior e Sidmar dos Santos Meurer

Programa: LICENCIAR

Curso: Educação Física e Pedagogia

Partindo do pressuposto de que a escola pública não é apenas o lugar da incúria e do fracasso, como muitas vezes é ressaltado em discursos acadêmicos ou midiáticos, este projeto, integrante do Programa Licenciar, pretende localizar, investigar e analisar a ocorrência de boas práticas educativas nas aulas de Educação Física em escolas mantidas pelo poder público. O projeto conta em 2012 com 6 bolsistas, sendo 4 acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física e 2 acadêmicos do curso de Pedagogia, os quais acompanham os trabalhos de professoras de Educação Física que lecionam em turmas da etapa inicial do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em duas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba e dois professores pertencentes à rede estadual de ensino, os quais lecionam nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio. Os bolsistas realizam observações sistemáticas das aulas de Educação Física desses professores, registrando-as em diários de campo. A partir desses registros, são realizadas as análises das realidades escolares, buscando indicar características e elementos presentes, ora em maior, ora em menor medida, mas que são constitutivos das chamadas boas práticas educativas. Fazem parte dos intentos do projeto triangular os dados das observações com questões ligadas à materialização do currículo e à história de vida dos professores em questão. Com relação ao primeiro aspecto, são realizadas investigações sobre os conhecimentos, práticas e saberes que conformam os currículos escolares; propostas, conteúdos, estratégias e procedimentos metodológicos; construção, desenvolvimento, avaliação e reelaboração curricular; vinculação com as demais disciplinas escolares e seus conteúdos, com o patrimônio cultural da humanidade e com a cultura local; análise dos planos de ensino e cronogramas de trabalho para o ensino de Educação Física. Ao focalizar o tema da história de vida, é utilizada a abordagem metodológica biográfica, tendo em vista a articulação entre a biografia dos professores e professoras de Educação Física que atuam nas instituições investigadas e o contexto histórico, político e social. Pretende-se, então, refletir a partir dessas questões, conjuntamente com os professores em formação e os professores das escolas participantes na pesquisa, a fim de que esse processo se configure como carregado de experiências significativas para a formação dos sujeitos envolvidos nas pesquisas.