DOCUMENTÁRIO "QUEM ACORDOU O DRAGÃO?": UM OLHAR SOBRE OS DESASTRES AMBIENTAIS QUE OCORRERAM NO LITORAL PARANAENSE EM MARÇO DE 2011

Autores: Charlotte France Rieger Neves de Couto Melo, Péricles Augusto dos Santos, Vanderson Pedro Batista.

Professores: Antonio Serbena, Emerson Joucoski e Rodrigo Reis.

Programa: Estágio

Curso: Gestão Ambiental

O Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) desde 2006 desenvolve ações de educação e divulgação científica  com estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental do litoral do Paraná. Uma das ferramentas utilizadas para atuar enfaticamente nesse sentido é a produção audiovisual. Estes, segundo BORTOLIERO (2002) podem permitir o maior acesso de pessoas à cultura popular, facilitar discussões e debates sobre problemas nacionais, incentivar à produção independente, além de ter um papel decisivo quanto à democratização do saber científico. O documentário “Quem Acordou o Dragão?” tem por objetivo retratou os desastres ambientais de 11 de março de 2011 que atingiram quatro municípios do litoral paranaense, esclarecendo cientificamente dúvidas sobre este evento natural. O vídeo tem 52 minutos. Sua demanda de produção partiu do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para integrar a Mostra Nacional Ver Ciência 2011. A pré-estréia ocorreu durante a Semana Nancional da Ciência e Tecnologia, realizada pelo LabMóvel, com a exibição de quatro sessões abertas à comunidade. A estréia oficial ocorreu no dia 11 de março de 2012, um ano após o ocorrido, com a exibição gratuita de três sessões na Cinemateca de Curitiba. Seu tempo total de produção (planejamento, filmagem, edição, finalização) foi aproximadamente 10 meses, inicando em maio de 2011 e finalizando em março de 2012. O documentário como autêntico construtor de uma realidade social, não apenas retrata e denuncia, mas também produz significações dirigidas ao futuro, cujas repercussões só podem ser apreendidas posteriormente (PROFICE, et al, 2004). O vídeo acabou superando as previsões de repercussão, obtendo notas de divulgação em veículos de comunicação institucionais, locais e estaduais, conseguindo assim despertar o interesse do governo do estado em conhecer seu o conteúdo para poder contribuir com sua participação. Dessa forma, constitui-se como a principal produção audivisual do programa.

BORTOLIERO, S. A produção de vídeos educacionais e científicos nas universidades brasileiras: a experiência do centro de comunicação da Universidade Estadual de Campinas (1974-1989). Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador.

PROFICE, C. C.; AMIM, V.; NAME, J. O. L.. Documentário e discurso científico - herdeiros da racionalidade moderna. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004. Porto Alegre.