PORTAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LABMÓVEL

Autores: Emanuelle Kassab Zanon, Liriana da Silva Pesco, Charlotte Couto melo

Professores: Rodrigo Arantes Reis e Antônio Luiz Serbena

Programa: Estágio

Curso: Linguagem e Comunicação – Licenciatura

O Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral foi implantado em 2006, é um Programa de divulgação e popularização da ciência, que busca aproximar os conhecimentos científicos da realidade cotidiana dos cidadãos do litoral paranaense. Pauta suas linhas de atuação na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, por meio de um processo de integração que envolve comunidade, escola e universidade. Através de estratégias desenvolvidas por um Núcleo de Comunicação, que tem como objetivos conceber, elaborar, produzir e confeccionar materiais e estratégias de comunicação para divulgação cientifica. A principal ferramenta desse núcleo é o Portal de divulgação Científica do Labmóvel, nele estão concentradas inúmeras informações sobre as linhas de atuação do Programa, publicações, espaços para troca de experiências com professores, bem como a disponibilização de materiais produzidos pelo projeto. Buscou-se criar um layout dinâmico e com muitas informações gráficas, tornando o portal mais atrativo e dinâmico. Um dos principais objetivos é tornar acessível os conteúdos científicos que, em geral, são de grande interesse da população, porém com poucos espaços que apresentem o tema de forma descomplicada e dinâmica. É de grande importância para o Labmóvel a relação com os professores, pois acredita-se que faz necessário criar espaços para troca de experiências e também para que os mesmos encontrem complementos para associar aos conteúdos trabalhados em sala. Outro fator de grande relevância é a disponibilização de dowloads dos materiais  produzidos pelo Programa, o que permite que não só os professores utilizem esses materiais, mas também qualquer pessoa que se interesse pelos temas. Dessa forma buscamos aproximar os temas científicos com a comunidade, através de jogos, livros, periódicos e muito mais. Além disso, busca-se desenvolver, através do portal, uma forma diferenciada de inclusão digital, utilizando esta ferramenta como a principal maneira de integrar os clubes de ciência que são desenvolvidos nos colégios. Esta inclusão é construída com a participação semanal dos integrantes do clube em produção de conteúdo para uma seção do portal semelhante a um blog, com alto fluxo de informações. Há muitos caminhos a serem trilhados e várias possibilidades a serem utilizadas. Contudo é importante pensarmos que educar com as novas tecnologias significa propor desafios que possam ajudar o aluno a entrar no labirinto da informação. É importante que o estudante crie seu próprio percurso, produzindo a sua teia de informações, interligando os saberes.