ENGENHARIA KANSEI: METODOLOGIA DE PROJETO ORIENTADA AO CONSUMIDO
Aluno de Iniciação Científica: LIRIANE KNAPIK (PIBIT/UFPR-TN)
Curso: Design- Habilitação em Design de Produto (M)
Orientador: viviane gaspar ribas el marghani
Co-Orientador: a.
Colaborador: Marcos Augusto Verri, Felipe Claus
Departamento: Design
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: kansei, Metodologia, Sentimentos
Área de Conhecimento: 30803020 - METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO
O ineditismo desse trabalho será evidenciado à medida que o resultado do estudo aproximar o método kansei ( kansei engineering- KE) ao processo de projeto de produtos, e suprir uma lacuna na apropriação dos requisitos subjetivos do usuário incorporados ao projeto. Além disso, tal como a aplicabilidade de outros conhecimentos, abordagens ou métodos – tais como a Ergonomia, a Usabilidade, a Acessibilidade, e os Métodos de Qualidade - o KE visa aprimorar as relações humanas com os objetos no sentido de melhorar a saúde, a segurança, a eficácia, a eficiência, a satisfação, o acesso, a qualidade quando os produtos são utilizados. Segundo [SCHÜTTE] o KE é uma metodologia que correlaciona os sentimentos e desejos dos usuários com o desenvolvimento de produto, assim desenvolvendo soluções e parâmetros de projeto, sendo assim uma tecnologia orientada para o consumidor conforme [NAGAMACHI, M.], ao incorporar soluções aos produtos.[ISHIHARA, H. H. et. al.] definiram KE como uma tecnologia que busca traduzir os sentimentos humanos em características de produto. Para os autores, a palavra japonesa Kansei assume o significado de sentimento, impressão e também emoção. No mesmo ano, [NAGAMACHI, M.] o define como a transmissão dos sentimentos e da imagem que o consumidor tem de um produto em elementos de design. [EL MARGHANI, V. G. R. et. al] e [SCHÜTTE] apresentam e caracterizam os seis (6) tipos de KE desenvolvidos, provados e testados que identificaram com o levantamento da literatura publicada. São eles:KE tipo I;KE tipo II - Kansei Engineering System (KES);KE tipo III - Híbrido;KE tipo IV - Matemático;KE tipo V – Virtual. Porém, por tratar-se de conhecimento ainda em Desenvolvimento, esta situação pode e deve ser alterada. Pretendeu-se nesse estudo demonstrar que o ser humano sentimento / emoção desde a sua importância entendida pelo designer durante sua formação acadêmica e profissional, pode ser um ingrediente essencial no desenvolvimento de novos projetos. Quando confrontados com os desafios apresentados em um briefing, dominar o conhecimento profissional que irá facilitar a geração de ideias inovadoras. E isso, não só em termos de técnica emocional, funcional e estético, mas acima de tudo. Para este fim, foi demonstrado que a KE pode colaborar na criação de repertórios de conhecimento usando esta metodologia. Assim, o desenvolvimento de novos produtos, o KE pode ajudar o designer para destacar as qualidades de um objeto, deve ser considerada e estudada.