Coordenador e pesquisador: Prof. Dr. Dulce Maria Paiva Fernandes Unidade de lotação: Departamento de Design - UFPR E-mail: dulcefernandes@onda.com.br Telefone: 9964 0333
Autor(es): Prof. Dr. Dulce Maria Paiva Fernandes (2010/2012); Prof. M. Dulce de Meira Albach ( 2010/2012); Prof. Dr. Virginia Kistmann (2010/2011); Acadêmico Cícero Jader Schiochet, bolsista PROEC (2010/2011); Acadêmico Márlon Chin Lee, bolsista PROEC (2011/2012); Acadêmico Felipe Blum, bolsista PROEC ( 2012)
Esta pesquisa versa sobre a produção de design relacionada ao setor cerâmico, desenvolvida junto ao Departamento de Design da UFPR ao longo dos últimos 35 anos. O objetivo geral foi estabelecer uma caracterização desta produção do ponto de vista das funções de uso, simbólicas e técnicas, estabelecidas por ONO (2006). Procurou ainda identificar as contribuições da UFPR, no contexto do Departamento de Design, no âmbito do ensino de Design em Cerâmicos e em relação à sociedade, ao Pólo Cerâmico de Campo Largo, e em relação ao panorama nacional. Foram catalogados e analisados integramente os TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação em Design, e parcialmente, por amostragem, a produção de alunos das demais disciplinas de graduação em cerâmicos, bem como aqueles desenvolvidos por egressos atuantes na área. Para a catalogação e análise dos trabalhados utilizou-se o método de pesquisa teórico-analítica, empírica, e de caráter qualitativo. Ao analisá-los pelo ponto de vista simbólico, foram considerados os que atendem as necessidades subjetivas dos indivíduos, como a aparência do produto, sua forma, cor, textura e o status social que transmite. Ao considerar as funções de uso observaram-se questões relacionadas ao que os usuários esperam de um produto em termos de desempenho funcional. Nas funções técnicas, foram consideradas normas técnicas e de segurança, adequação de materiais, eficiência funcional, facilidade de limpeza, transporte e manutenção, recursos tecnológicos e as particularidades culturais dos usuários. Respondendo a pergunta orientadora desta pesquisa, podemos dizer que a análise das funções dos produtos desenvolvidos, com base em ONO (2006), possibilitou a busca por um reconhecimento de perfil de projeto que a estrutura metodológica utilizada no Curso de Design da UFPR vem traçando ao longo dos anos. Desta forma esta pesquisa poderá auxiliar os alunos da UFPR, e também de outras escolas, além de profissionais envolvidos com o design de produtos cerâmicos, contribuindo para a inserção qualitativa do design em cerâmicos junto às empresas regionais e nacionais do setor, visando melhor satisfazer as necessidades dos usuários e da sociedade, sua cultura, atendendo aos fatores tecnológicos e econômicos pertinentes. Quanto à divulgação dos resultados foram publicados dois artigos em congressos científicos e encontra-se em produção uma publicação digital que será disponibilizada no sitio do Departamento de Design. Também será realizada exposição no Musa – Museu de Arte da UFPR, nos meses de abril a junho de 2013.
Palavras-chave: design em cerâmicos, design UFPR, funções do design