Coordenador: Manuel Jesus Cruz Barreda
Departamento de Matemática - UFPR e-mail: barreda@ufpr.br
Autor: Florinda Katsume Miyaòka
Equipe: Manuel Jesus Cruz Barreda, Carlos Henrique dos Santos
O trabalho foi elaborado para se constituir em memória do Curso e do Departamento de Matemática, dentro das comemorações dos cem anos da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de um relato de como o curso cresceu junto com a instituição e se ramificou em novos cursos, com registros sobre os professores fundadores e os que se dedicaram para fazê-lo desenvolver-se e frutificar, ao longo dos seus mais de setenta anos de existência. São apresentados dados históricos da criação do curso, as transformações do currículo, registros sobre pessoas que se empenharam para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e da pesquisa em Matemática na UFPR. A busca pelas informações remonta à década de 1980, quando foram coletados dados sobre os professores de Matemática da UFPR, tendo sido consultados Anuários e Relatórios das antigas Faculdades de Engenharia, de Filosofia e de Agronomia, livros de atas das reuniões das Congregações dessas Faculdades, como também revistas e jornais; em nova etapa, foram coletados novos dados, mediante consulta aos arquivos da Coordenação do Curso de Matemática e do Departamento de Matemática, tais como pastas individuais de alunos, diários de classe da década de 1940, levantamento de formados pelo Curso de Matemática, atas de reuniões do Instituto de Matemática da Universidade do Paraná e do Departamento de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná. Foram utilizados também os recursos tecnológicos do século XXI e várias informações foram obtidas na internet. Conseguiu-se traçar o caminho percorrido pelo Curso de Matemática da UFPR, desde a sua criação até o ano de 2012, quando o Departamento de Matemática é diretamente responsável por 2 cursos de graduação e 4 programas de pós-graduação. Foram encontrados registros sobre professores, currículos que vigoraram e prédios onde o curso esteve sediado; por outro lado, foram contatados ex-alunos e ex-professores que escreveram contribuições para este trabalho.