LIVROS DE PORTUGUÊS DE AUTORIA DE PROFESSORES DA UFPR – 1940-1980

Pesquisador: Suzete de Paula Bornatto
Unidade de lotação ED/DTPEN
E-mail suzete.ufpr@gmail.com

Autor(es): Suzete de Paula Bornatto

Estudo de obras escolares, de circulação nacional, de autoria de professores que atuaram no ensino básico do Paraná e no curso de Letras da UFPR: a coleção “Português Ginasial”, de Rosário F. Mansur Guérios (editada entre 1944 e 1964); a coleção “Nossa Língua”, de Eurico Back e Geraldo Mattos, editada em 1972 e 1973; e “Português Atual – leitura e redação”, de Carlos Alberto Faraco e David Mandryk, editado entre 1980 e 1984. Fez-se um cotejo desses livros com obras representativas de cada época, investigando a “tradição seletiva” da disciplina (WILLIAMS, 2003), assim como as singularidades dos projetos de ensino, considerando-se os livros didáticos como lugares de autoria (BAKHTIN, 2003). A análise incidiu sobre seleção de textos, gêneros e autores, atividades de leitura, conteúdos de língua e propostas de redação. As conclusões permitem relativizar algumas acusações frequentes à disciplina, quanto à falta de cientificidade, de atualidade ou sua desvinculação dos estudos linguísticos. A coleção de Guérios não traz ruptura teórica ou metodológica, mas seu repertório de textos escapa à imagem construída sobre os livros da década de 40, em extensão, variedade e atualidade. A coleção de Back (ex-aluno de Guérios) e Mattos tem repertório menor de textos, na maioria contemporâneos, não ensina nem exercita a nomenclatura gramatical, apenas as estruturas linguísticas, que deveriam ser aprendidas por repetição e automatização – diferencia-se de coleções contemporâneas, que inovam na linguagem e no projeto gráfico, mas mantêm o ensino da nomenclatura. A teoria que embasa “Nossa Língua” é a “Gramática Construtural”, formulada pelos autores - embora uma iniciativa frustrada, a coleção representou aplicação pioneira da linguística moderna ao ensino. “Português Atual – Leitura e redação” foi elaborado por Faraco (ex-aluno de Back) e Mandryk para uso tanto no 2º. grau quanto no ciclo inicial de alguns cursos superiores. A predominância de textos de jornais e revistas e o contraponto de perspectivas sobre um mesmo assunto rompem com o padrão dos livros didáticos; é um livro que realiza o que os programas estipulavam havia décadas: trata de leitura, língua e redação de forma realmente interligada.

Palavras-chave: livro didático; professores da UFPR; história da educação.