189

SEMEANDO A INCLUSÃO SOCIAL

Registro PROEC: 073/08
Coordenador: Lúcia Helena Coutinho dos Santos
E-mail do Coordenador: luciacoutinho@ufpr.br
Vice-coordenador: Ana Paula Almeida de Pereira
Alunos bolsistas: Aparecida Camargo, Carolline Bazzani Dranka, Diego Maciel Lima, Fernando Mitsuo Sumiya, Giovana Aline dos Santos, Kelly Hellmann, Liege Valquíria Bianchini Fonseca, Michelle Rodrigues Cardoso, Rodrigo Azevedo, Willian Lago Xavier
Alunos voluntários: Joseana Wendling Withers, Larissa Lachi Talamini, Luana Dalla Rosa, Mara C. Rodrigues Aguila, Mariane Wehmuth, Mauren J. S. Bodanese, Pedro Leite, Rodrigo Fardim Pimentel
Docentes participantes: Ana Paula Almeida de Pereira, Claudia Rocco, Lúcia Helena Coutinho dos Santos
Técnicos administrativos: Ângela Nogaroli, Isac Bruck, Lucimara Santana, Luis Eduardo Munhoz da Rocha, Marilene Puppi, Marise Zonta, Sandra Vieira Silva, Umbelina Schelpelski
Participantes Externos: Danielle Caldas Bufara Rodrigues, Henriqueta Duarte, Maria Leonor Mello de Macedo, Zélia Pizzatto

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é a causa mais comum de incapacidade na infância com manejo complexo e interdisciplinar por um longo período. O impacto da PC na qualidade de vida e o perfil biopsicossocial e emocional da criança e sua família é imenso. Essa realidade desencadeou a criação desse programa composto pelos projetos Melhorando a Qualidade de Vida, Cuidando do Cuidador, Dança&Movimento, Informática, Música&Cognição e Cozinha Experimental. Objetivos: 1. prociciar atendimento médico especializado a crianças com PC; 2. abordar as necessidades no sentido amplo da criança com intuito de ajudá-la a atingir a maior independência possível e 3. propiciar atividades que facilitem o convívio social e estimulem a inclusão no contexto escolar e comunitário.

Métodos: Atendimento multidisciplinar às crianças com PC, com encaminhamento para as atividades específicas do programa segundo a indicação clínica. Grupos de dança semanais para as crianças, com grupos de pais com atuação da psicologia. Nos intervalos a terapia ocupacional promove lanche com intuito de desenvolver habilidades da vida diária. Aulas de musicalização semanais (1 individual de teclado e 1 em grupo) com enfoque no aprendizado da linguagem musical. Aulas de informática com enfoque em adaptações que possibilitem o uso do computador.

Principais Resultados: Aproximadamente 4.000 atendimentos clínicos de crianças e adolescentes com PC com enfoque multidisciplinar. Atividades de dança em teatros de Curitiba. Atividades de música na Casa Amarela. Publicação científica com o título “Effective results with botulinum toxin in cerebral palsy” na revista Pediatric Neurology 2011:44:357-363. Esse fórum propiciou maior integração entre todos os participantes e a comunidade em geral. Os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de participar de todas as atividades dentro de um contexto interdisciplinar e puderam constatar os benefícios dessa ação para pacientes e comunidade.

Palavras-chave: Paralisia cerebral; inclusão social; necessidades especiais
Área temática: Saúde