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CIRANDA DO TRÂNSITO
Registro PROEC: 551/09
Coordenador: Alessandra Sant´Anna Bianchi
Email do coordenador: bianchi@ufpr.br
Vice-coordenador: Carlos Augusto Serbena
Professores orientadores do projeto: Alessandra Sant´Anna Bianchi, Carlos Augusto Serbena
Alunos Bolsistas: Natalia Farias Baleroni, Vinicius de Angelis
Alunos voluntários: Ana Flávia de Maschio Álvares, Angélica Camile da Silva Bellincantta Molloni, Brunara B. dos Reis, Camila da Silva
Ferrão, Caroline Roque Freitas, Cássia Camila Machado, Jéssica Carolina Dipp Silva, Jéssica Paiva de Oliveira, Joice Sofia Schwedler, Karin
Juliana Daffinyn da Silva, Karine Costa Lima Pereira, Layane Priscila da Silva, Letícia Carol Gonçalves, Luana Piana,
Luiz Felipe Cortez Fernandez, Luiza Sionek, Manuela Pimentel Leite, Marina de Cuffa, Marjorie Rodrigues Wanderley,
Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Mauro Alves, Myrella Luize Milano, Rafaele Marhie Furtado Miyashita,
Valdinele Batista Schulze, Vanessa Midori Ogawa, Violeta Tomich Sanhueza
Técnicos administrativos:
Colaboradores Externos: Thais Freitas Lima
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O Projeto Ciranda do trânsito tem por objetivo desenvolver ações de educação para o trânsito com crianças de 2 a 10 anos,
matriculadas em escolas de Curitiba e região metropolitana. A proposta do projeto se estrutura em quatro grandes ações que
são: contato com as instituições de ensino, visita às escolas para apresentação do projeto, interação com as crianças para discutir
questões de segurança e prevenção de acidentes de trânsito e avaliação. Na visita para apresentação trabalhamos com os
professores as questões de segurança que permeiam as atividades desenvolvidas com os alunos. Com as crianças, a sistemática
utilizada assemelha-se a uma ciranda em que por meio da circulação em quatro cenários, elas são confrontadas com problemas
de trânsito que fazem parte do seu dia-a-dia e discutidas as possíveis ações de segurança. Ao final das atividades, é solicitada a
avaliação dos alunos participantes e dos professores que os acompanharam. O acompanhamento das ações propostas é realizado
por meio de reuniões semanais nas quais são discutidas as avaliações pelos monitores do projeto (universitários) e as avaliações
recebidas de alunos e professores. As modificações sugeridas e críticas recebidas são avaliadas e implantadas quando teórica
e tecnicamente justificáveis. No período de outubro de 2010 a maio de 2011 o projeto foi levado a 553 alunos. Foi necessário
dedicar os primeiros meses de 2011 ao treinamento de uma nova equipe. Assim, foram realizados seminários semanais onde foram
discutidos aspectos referentes ao desenvolvimento infantil, problemas de violência no trânsito, questões referentes aos riscos e
comportamentos adequados para pedestres e ciclistas bem como sua tradução para crianças até 10 anos, legislação referente ao
uso de equipamentos de retenção (cadeirinhas) e o que as pesquisas indicam sobre o tema. Também foram realizadas oficinas
práticas sobre o projeto como um todo, desde a apresentação às escolas. O projeto articula-se com os princípios da extensão
universitária ao propiciar campo para aplicação dos conhecimentos (extensão) adquiridos em disciplinas da área de psicologia da
aprendizagem, desenvolvimento e trânsito (ensino). Também se caracteriza por ser gerador de problemas de pesquisa (pesquisa)
que têm suscitado trabalhos de monografia. Articula-se com a comunidade externa ao oferecer o apoio da universidade em uma área tão carente de recursos como a de educação para o trânsito, mas que ao mesmo tempo ceifa milhares de vidas a cada ano.
Palavras-chave: Educação; prevenção; intervenção
Área temática: Educação
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