039

PROGRAMA CENTRO DE DIVULGAÇÃO DE FÍSICA – PROJETO FiBrA – FÍSICA BRINCANDO E APRENDENDO

Registro PROEC: 099/11
Coordenador: Irineu Mazzaro
Email do coordenador: mazzaro@fisica.ufpr.br
Vice-coordenador: Kleber Daum Machado
Professores orientadores do projeto: Cláudio Henrique Lepienski, Evaldo Ribeiro, Irineu Mazzaro, Kleber Daum Machado, Lauro Luiz Samojeden, Mauro Gomes Rodbard, Sergio Luiz Meister Berleze.
Alunos Bolsistas: Aline de Andrade Batista, Ana Caroline Pscheidt, Débora Alves dos Santos, Fábio Paes Pereira, Jéssica Louise Weiner, Leonardo Henrique Cavalli, Letícia Stefane Martinez, Luana Damiane Hurko, Maximilia
Frazão de Souza, Priscilla Rapp de Meira, Rafael Felipe Pszybylski.
Alunos voluntários: Arley Humberto Rueda Rincon
Técnicos administrativos: Rosemeri Cruz Fagundes

Resumo

As atividades do projeto FiBrA são um misto de divulgação de ciência dirigida a comunidade externa com as atividades de ensino e aprendizado de Física voltados aos alunos dos cursos de Licenciatura especialmente. Enquanto a comunidade externa, tem a oportunidade de apreciar novidades em física (tão necessárias para esclarecer-se num mundo de crescentes avanços científicos e tecnológicos, ver ou rever temas trabalhados ou não, os quais se encontram freqüentemente nos livros textos de física); os alunos extensionistas, futuros professores tem a oportunidade adicional de aprofundar seus conhecimentos de física e expandi-los nas atividades relacionadas com sua formação profissional para o ensino. A partir de 2009 o projeto se encontra instalado numa área de mais de 300 m2, com mais de 50 experimentos, os quais são apresentadas as comunidades escolares do ensino médio pelos extensionistas, nos três turnos.

Grupos de alunos (45) acompanhados de seus professores, vem até a Universidade (Centro Politécnico- antigo RU) para participarem. O grupo é geralmente subdividido em dois e dirigido pelos extensionistas percorrem os experimentos. O material didático usado nas apresentações está em constante adaptação pelos próprios bolsistas, visando o aprimoramento dos objetivos a serem transmitidos aos visitantes. Durante 2010 tivemos a visita de 6762 alunos, ou seja, 165 turmas distribuídas nos três períodos, acompanhados por 139 professores ensino médio. Este ano de 2011, durante no primeiro semestre registrou-se o agendamento em torno de 2500 visitantes com a participação de 14 (bolsistas –PROEC-FA-PRAE) extensionistas do curso de licenciatura ou bacharelado em física. Os professores visitantes destacam que um dos grandes atrativos do projeto é a possibilidade dos participantes vivenciarem experimentos demonstrativos de temas trabalhados em sala de aula e/ou freqüentes em livros textos de física.

Por outro lado, os extensionistas são os elementos muito importantes para a realização do projeto, como também, são os maiores beneficiados, isto porque, as atividades por eles praticadas são na verdade exercícios pedagógicos, na busca de formas mais adequadas para a comunicação e apresentação do conhecimento físico.

Palavras-chave: Demonstrações experimentais; ensino de fisica; divulgação de ciências.
Área temática: Educação