MONITORIA NO MÓDULO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores: Fernanda de Amo Moriggi, Elisiane Krupniski de Souza

Professores: Vera Lúcia Israel

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

Objetivo: A monitoria no módulo de Fisioterapia Aquática, ministrado no 4º período do curso de Fisioterapia, na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, com carga horária de 12h semanais, objetiva proporcionar aos monitores, momentos extracurriculares onde incentivam à pesquisa relacionada aos conteúdos aprendidos e vivenciados, bem como orientam os discentes do módulo a realizar atividades propostas pelo docente do módulo. Módulo este que, visa agregar na formação profissional do aluno, noções teóricas e experiências práticas de propostas de intervenções fisioterapêuticas no meio aquático, tendo então em sua ementa, abordagens quanto aos conceitos em hidroterapia, classificação de agentes hidrocinesioterapêuticos, princípios físicos da água e suas aplicações terapêuticas, efeitos fisiológicos e terapêuticos da água, vantagens e desvantagens, principais métodos em fisioterapia aquática na modalidade de piscina aquecida como Halliwick, Watsu e Bad Ragaz, indicações e contra indicações e vivencias práticas em fisioterapia aquática. Metodologia: O monitor teve dentre suas atividades a fundamental tarefa de incentivar o aluno, deste módulo, quanto a pesquisar e identificar as bases conceituais dos agentes hidroterapêuticos, realizar vivências e atividades no ambiente aquático, reconhecer na prática os princípios físicos da agua, identificar o processo fisioterapêutico aquático e associar os conceitos estudados com as vivencias práticas, aplicando constantemente o código de ética profissional do fisioterapeuta nas abordagens didáticas. Dentre as atividades realizadas, preconizava-se a autonomia do aluno para demonstrar aos demais, algum método específico na prática. Reflexão: Monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui para a formação integrada tanto para o aluno, quanto para o monitor, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A monitoria de Fisioterapia Aquática caracteriza-se como instrumento de melhoria na formação profissional, por fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, além de promover a cooperação mútua entre discente e docente. Com isso, monitores vivenciam as experiências e objecções e por meio delas, criam métodos inovadores de ensino-aprendizagem, onde aprimoram seus conhecimentos enquanto dividem o que sabem com discentes do 4º período. Essa vivência como monitor pode ser muito gratificante, despertando assim, o interesse pela docência.