MONITORIA EM FISIOTERAPIA: UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores: Ana Carulina Mazzia Dia, Mirieli Lourenço

Professores: Luize Bueno de Araújo, Vera Lúcia Israel

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

A monitoria do módulo de Neurofuncional I e II do curso de Fisioterapia tem como objetivo contribuir com o aprendizado dos acadêmicos do quarto e quinto períodos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral. A carga horária é de 12h semanais dispostas entre acompanhamento em sala de aula e atividades práticas dos alunos em Centros de Educação Infantil (CEI) no município de Matinhos e Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Morretes, estudos complementares e preparação de material de apoio aos estudos dos acadêmicos. Os monitores auxiliam nas dificuldades relacionadas ao aprofundamento teórico sobre os conteúdos abordados neste módulo como desenvolvimento neuropsicomotor típico na infância e adolescência, papel do fisioterapeuta na educação em saúde, a utilização do lúdico como meio de avaliação e intervenção em Fisioterapia, modelos teóricos de desenvolvimento neuromotor humano, aprendizagem motora e suas interações, estatuto da criança e do adolescente, desenvolvimento motor atípico, principais patologias neuromotoras da infância e adolescência e intervenção em Fisioterapia na neuropediatria. Por meio do conhecimento teórico o aluno começa a prática dos atendimentos fisioterapêuticos direcionados à infância e adolescência, avaliando o desenvolvimento neuropsicomotor, buscando a promoção, prevenção ou tratamento de possíveis disfunções neuropsicomotoras. Durante o semestre são realizadas atividades formativas semanais e mensais com debates sobre o papel do docente na formação acadêmica do aluno. O contato com a monitoria além de oportunizar o aluno-monitor vivenciar a iniciação a docência, também contribue com o aperfeiçoamento do conhecimento teórico dos monitores, decorrente da necessidade de se pesquisar e compreender do conteúdo programático do módulo.  A iniciação a docência permite aos alunos realizarem um intercambio de conhecimentos, tanto os acadêmicos do quarto e quinto período do curso assim como os monitores foram beneficiados com o aprendizado.