CONFECÇÃO DE MODELOS ARTIFICIAIS DE BAIXO CUSTO COMO AUXÍLIO APRENDIZAGEM DE PUNÇÃO VENOSA NA PRÁTICA VETERINÁRIA

Autores: Camila Lopes Ribeiro, Caroline Ramos Bittencourt, Clara Alita Corona Ponczek,

Professores: Ivan Roque de Barros Filho, Simone Tostes

Programa: Monitoria

Curso: Medicina Veterinária (MT)

A constante discussão acerca do uso prejudicial dos animais para o ensino está relacionada com a criação e validação de novos métodos substitutos ao uso dos animais vivos. O objetivo deste trabalho foi confeccionar modelos artificiais de braço e pescoço para treinamento de punção das veias cefálica e jugular de animais domésticos. Para construção dos modelos, foi utilizado material de baixo custo e de fácil aquisição. Foram utilizados madeira, tubos de látex de vários diâmetros, bandagem elástica Vetrap, esparadrapo, equipos para soro, frascos de fluido com adição de corante, traqueia corrugada, espuma, bandeja de plástico para apoio. Os dois modelos foram criados para representar a realidade tanto em relação ao diâmetro dos vasos quanto a proporção ao tamanho dos membros e região cervical e consistência das estruturas. As técnicas de coleta incluem: punção por seringa e agulha para coleta de sangue e administração de fármacos, punção a vácuo com tubo vacutainer para coleta de sangue e colocação de cateter para administração de fluido. Os dois modelos foram criados para auxiliar no aprendizado das técnicas de punção venosa e não substituem a técnica em animais vivos, mas ela auxilia os profissionais, acadêmicos de medicina veterinária e áreas afins antes de uma primeira coleta. Essa abordagem possibilita conhecer a técnica e materiais necessários para a punção venosa antes de coletar no animal vivo. A técnica também garante a confiança do profissional, além de não haver a possibilidade de contato com material infectante, e o treinamento prévio com os modelos artificiais evita a manipulação do animal por pessoas inexperientes.  O modelo, sendo barato e de fácil acesso e confecção, pode ser realizado por qualquer profissional servindo como alternativa de aprendizagem para o uso de animais no ensino. Referencial teórico: DYCE, K; SACK, W.; WENSING, C. Tratado de anatomia veterinária. 3ª edição. Rio de Janeiro: Elsavier: 2004, 813 p.LOPES, R. Manual para coleta de sangue venoso em caninos e felinos. Especialização em patologia clínica veterinária, USP, São Paulo 2009. 71 p. ZANETTI M.B.F.; ET. AL. Recursos didáticos utilizados nas aulas práticas do curso de medicina veterinária em universidades do estado do Paraná. Med Vep. Revista cientifica de Medicina  Veterinária – Pequenos animais e animais de estimação; 2011; 9(29); 351-360.ZANETTI M.B.F.; ET. AL. Uso de animais no ensino e na pesquisa. Busca por alternativas – referências históricas. Revista cientifica de Medicina  Veterinária – Pequenos animais e animais de estimação; 2011; 9(31); 717-725.