ANÁLISE FORMAL. UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO VISUAL EM CURSOS DE PROJETO

Autores: Kellen Krystina de Carvalho,

Professor: Ronaldo de Oliveira Corrêa

Programa: Monitoria

Curso: Design de Produto

O resumo trata da avaliação do exercício de análise formal, proposto na disciplina Metodologia Visual Aplicada ao Produto I, e realizado pelos alunos do primeiro ano de Design de Produto da UFPR. O objetivo da atividade foi acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à construção de repertório visual, sua análise e crítica (ARNHEIM, 2008). Como procedimento, o exercício foi dividido em dois momentos: no primeiro, os alunos foram convidados a visitar a exposição “Jorge Zalszupin: arquitetura, design e reedição” em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, no decorrer do mês de março de 2012, e realizar a análise de uma obra exposta – essas consistiam em mobiliário como cadeiras, mesas e poltronas desenvolvidas no período modernista brasileiro, a saber, entre 1950 e 1960. Para essa etapa, os(as) estudantes foram auxiliados(as) pelos veteranos(as) que tiveram por propósito acompanhar e comentar a obra em questão a partir dos elementos de forma e desenho e princípios de composição (WONG, 1998; FUENTES, 1993), além de auxiliar na construção do relatório. Em um segundo momento, os alunos voltaram a analisar a mesma obra, sem o acompanhamento anterior, porém, agora com o conhecimento sobre a Teoria da Forma discutido e exercitado durante as aulas da disciplina (GOMES FILHO, 2000; WONG, 1998; FUENTES, 1993). Como resultado dessa etapa, foi solicitado um outro relatório que documentou a análise realizada. No processo de avaliação, foi realizada a comparação entre os dois relatórios a partir dos seguintes critérios: linguagem, apreensão dos conceitos e representação gráfica da análise; e, verificado o repertório visual e crítico apresentado. Como observação realizada, notou-se uma significativa diferença das análises entregues na segunda rodada em comparação com a primeira versão dos relatórios, como por exemplo, a linguagem verbal, escrita e visual tornou-se mais sofisticada, o conteúdo mais aprofundado e uma melhor organização das ideias apresentadas na forma de crítica. Percebe-se então que o exercício de análise formal, como planejado e executado em duas rodadas, permite o desenvolvimento da observação crítica e a reflexão informada pelos conteúdos conceituais. ARHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Cengage Learning, 2008. FUENTES, Rosa. Dibujo y Comunicacción Gráfica. México: Gustavo Gili, S.A. de C.V. 1993. GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras, 2000. WONG, Wuncius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.