O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Autores: Anna Maria Fornalski Tavares, Carmen Elizabeth Kalinowski, Maria Marta Nolasco Chaves

Professores: Liliana Müller Larocca

Programa: Monitoria

Curso: Enfermagem

De acordo com a literatura, a dinâmica fílmica no contexto escolar, ou seja, como estratégia pedagógica na construção do conhecimento crítico, traz como objetivo geral expor o cinema, identificando ou não seus elementos verossímeis representados em determinados períodos históricos, de forma a motivar o público alvo (os alunos) na apreensão da realidade concreta. Vale destacar que a utilização de filmes permite estabelecer um diálogo variado, complexo, multidisciplinar, fora dos moldes e limitações impostos pela teoria, ou seja, há a promoção do debate em sala de aula, estimulando a reflexão e o raciocínio crítico, bem como a autonomia intelectual. Tais diálogos geram discussões capazes de externar as experiências pessoais dos alunos, propiciando um novo olhar do educando para o objeto de estudo. Destacamos, porém, que a prática “cinema em sala de aula” necessita de coordenação e planejamento do profissional docente para ser efetiva. Esse estudo tem como literatura de base o seguinte material didático: “Como usar o cinema na sala de aula”, do historiador Marcos Napolitano, perfazendo as maneiras de se abordar o cinema no contexto de sala de aula, usado como um artefato tecnológico no processo de ensino-aprendizagem escolar. Nesse processo, temos os seguintes objetivos específicos: motivar o estudante de Enfermagem à participação, aliar cinema/teoria, bem como desenvolver o perfil crítico e inovador do mesmo. Desta forma, o objeto deste estudo foi a utilização da produção fílmica como estratégia de ensino-aprendizagem para o estudante de Enfermagem. As contribuições do estudo irão permitir fomentar, então, a construção de um perfil profissional inovador e prestar subsídios para uma aprendizagem mais dinâmica, imbuída de qualidade ao mediar práticas sociais e culturais; estimulando e favorecendo a formação de Enfermeiros contextualizada na sua historicidade e dinamicidade.