MONITORIA EM FISIOTERAPIA: MÚSCULO ESQUELÉTICA I

Autores: Gabriela Chueiri de Moraes

Professores: Anna Raquel Silveira Gomes, Raciele Ivandra Guarda Korelo

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

O programa de monitoria é uma atividade formativa que possibilita aos monitores vivenciar o processo de iniciação à docência, vislumbrando uma das diferentes perspectivas que circundam o ensino acadêmico. A monitoria do módulo de Músculo Esquelética I tem como objetivos auxiliar os acadêmicos do 4º período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral no processo de aprendizagem, e o aluno-monitor no desenvolvimento de estratégias de ensino. Esta monitoria ocorreu semanalmente durante o primeiro semestre de 2012, com carga horária de 12h semanais dispostas em momentos de prática extra-aula nos horários de estudos dos acadêmicos, estudos complementares e preparação de material de apoio visando auxiliar aos alunos nas dificuldades relacionadas ao aprofundamento teórico sobre os conteúdos abordados em sala de aula, bem como na elaboração de estratégias pedagógicas e dos documentos do módulo. Os conteúdos apresentados aos alunos contemplam: semiologia, semiotécnica, cinesiologia, biomecâmica, fisiopatologia, farmacologia e cinesioterapia para as patologias de baixa e média complexidade de membros superiores, quadril e coluna através de aulas expositivas, discussão de artigos, aulas práticas, atendimentos em duplas ou trios à pacientes e/ou grupos de pacientes de baixa complexidade na Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, com o intuito de instrumentalizar a avaliação cinético-funcional osteomuscular em ortopedia e traumatologia, o diagnóstico fisioterapêutico e apresentar a fisiopatologia das lesões osteomioarticulares de baixa complexidade de membros superiores, quadril e coluna e seus respectivos tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. A experiência do programa de monitoria possibilitou compreender o espectro do ensino de uma forma mais ampla e mais completa, além de contemplar diferentes níveis de construção de saberes e aperfeiçoar a conhecimento teórico adquirido.

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface (Botucatu) [online]. 2002, vol.6, n.10, pp. 51-61. ISSN 1414-3283.

HAAG, Guadalupe Scarparo et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.2, pp. 215-220.