A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPR: ESTUDOS QUANTITATIVOS NOS BOLETINS E NOTAS E FREQÜÊNCIA

Autores: Cristina Aparecida da Silva, Cristiane Lyznik, Bruno Pontarolli

Professores: Ivanilda Higa

Programa: Monitoria

Curso: Física

Nosso trabalho tem como objetivo analisar, com a opinião e o questionamento dos alunos e professores, a implementação do novo currículo do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná, que está em vigência desde o primeiro semestre de 2011. Assim, de uma forma geral busca-se, com esta pesquisa, perceber se o novo currículo está apto a atender estas necessidades do curso de Licenciatura em Física, através de estudos de elementos quantitativos e qualitativos. Tomando como base alguns artigos que abordam os estudos sobre as Licenciaturas em Física, evasão e permanência nos cursos de graduação e experiências de sucesso no enfrentamento dessas questões, montamos um questionário quali-quantitativo onde professores e os alunos do curso, ingressantes tanto antes quanto após esta implementação, puderam expressar suas percepções sobre a mudança no currículo, além das dificuldades encontradas no decorrer da graduação, tanto dentro quanto fora da universidade. No caso deste pôster, o objetivo específico é apresentar resultados dos estudos sobre elementos quantitativos em disciplinas especificas do curso, e analisar se estes resultados estão influenciando na desistência dos alunos em cursar estas disciplinas, ou até mesmo na evasão do curso de Física. Serão tomados como objeto de estudo os Boletins de Notas e Freqüência de algumas disciplinas, através das quais serão analisados os índices de aprovação e reprovação, tendência das notas, desistências e outros elementos que contribuam para a construção de um banco de dados que nos permita retirar informações importantes sobre a disciplina que podem contribuir para o elevado índice desistência tanto nas disciplinas como na evasão do curso. O que se espera deste projeto é estudar quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes e educadores, o que ainda deve ser melhorado e se o objetivo inicial da mudança está se cumprindo – uma formação mais ampla ao futuro professor, dentro das Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.