MONITORIA DO MÓDULO DE ELETROTERMOFOTOTERAPIA

Autores: Greicy Kelly de Jesus, Ivens Arian Gomes da Silva, Leriane Leuzinski,

Professores: Marcos Claudio Signorelli, Margio Cezar Loss Klock

Programa: Monitoria

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

O módulo de Eletrotermofototerapia do curso de Fisioterapia da UFPR – Setor Litoral é um módulo de extenso conteúdo sendo aplicado no 3º e 4º semestre do curso, contendo aulas teórico-práticas e a confecção de um portfólio sobre as modalidades vistas em sala aula. Nele os alunos tem contato com conceitos básicos de termodinâmica e sua aplicação na Fisioterapia, assim como aprendem as indicações, contraindicações e efeitos de diversas modalidades terapêuticas. Como este campo da fisioterapia utiliza muitos equipamentos, há grande necessidade do manuseio destes para um efetivo aprendizado. Objetivo da monitoria: possibilitar que os alunos que já passaram pelo módulo possam se aprofundar no conteúdo, resgatar os conceitos já vistos, realizar práticas de iniciação à docência, possibilitar a troca de informações entre alunos em diferentes etapas da graduação e permitir que os alunos que estão passando pelo módulo realizem a prática individual em cada um dos aparelhos assumindo papel de terapeuta e paciente. Metodologia: por se tratar de um conteúdo bastante extenso, a carga horária do módulo não possibilita a prática individual dos alunos em todos os equipamentos. Para auxiliar neste processo, o módulo conta com uma carga horária de 10 horas de monitoria onde todos os alunos podem experienciar as sensações da aplicação de cada equipamento e praticar seu manuseio. Neste semestre as monitorias foram realizadas em um dos laboratórios do Setor Litoral, contando com a participação de três monitores que atendiam pequenos grupos de alunos em diferentes horários no contraturno das aulas. Os monitores eram responsáveis por demonstrar o uso dos equipamentos, supervisionar as práticas e auxiliar os alunos quanto às pesquisas e confecção do portfólio. Reflexão: a monitoria incentiva o aluno a um maior aprofundamento do conteúdo, pois para que o monitor possa esclarecer dúvidas e auxiliar no processo de aprendizagem dos demais alunos necessita resgatar os conceitos já vistos e também atualizar-se. Este é um espaço da graduação capaz de direcionar e despertar os alunos quanto à possibilidade de seguir a docência futuramente.